Criado em 1988 por torcedores do São Paulo, o xará do Amapá tem o mesmo nome, as cores e o escudo. Agora o time homônimo ficará ainda mais parecido com o tricolor paulista. O presidente do São Paulo-AP, Adenos Lima, apresentou o novo uniforme da equipe para 2016. O manto é praticamente idêntico ao terceiro uniforme lançado pelo São Paulo para homenagear o então goleiro Rogério Ceni, que se apresentou no fim de 2015.
Os uniformes, ambos da cor grafite, têm poucas diferenças. No manto do time amapaense tem a sigla AP dentro do escudo do São Paulo e a cor da numeração que será em vermelho brilhoso.
O mandatário do São Paulo-AP, Adenos Lima, ressaltou que o clube amapaense não tem nenhum contrato com o tricolor paulista, mas também não teme nenhuma possível punição sobre o uso da camisa.
– Essa é a camisa do São Paulo que nós iremos usar no Amapazão. Só teria problemas se eu colocasse o escudo e o CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica] do time, mas não estou usando. As estrelas nós iremos tirar, pois não somos campeões. De resto está tudo normal, pois no estatuto do nosso time especificamos as mesmas cores – explicou Adenos Lima.
O time já iniciou os treinamentos para o Amapazão, que irá começar no dia 4 de junho, em Macapá. Diferente do tricolor paulista, o São Paulo-AP é o clube mais novo do estado e nunca foi campeão e até o momento tem apenas o vice-campeonato conquistado em 2014.