UOL
Lyanco é visto como uma das principais promessas do São Paulo
O São Paulo está disposto a abrir o cofre para contratar o zagueiro Maicon em definitivo. As razões vão desde o ganho técnico que o atleta apresentou, a liderança e identificação com a torcida, mas também o futuro de uma de suas joias. A diretoria entende que o desenvolvimento do zagueiro Lyanco pode ser potencializado pela permanência do jogador emprestado pelo Porto (POR).
Lyanco é um zagueiro de 19 anos referendado por treinadores. Recebeu elogios pomposos do colombiano Juan Carlos Osorio, atualmente na seleção do México e com quem trabalhou no São Paulo, e do argentino Marcelo Bielsa, ex-técnico da Argentina.
Lyanco é descendente de sérvios e por isso integra a seleção europeia na base. Também já serviu à brasileira. É visto como uma grande joia, com potencial imenso de uma venda no futuro.
Mas, na visão dos cartolas após consulta à comissão técnica de Edgardo Bauza, seria de suma importância a convivência de Lyanco com Maicon para que seu potencial fosse melhor desenvolvido. O experiente zagueiro de 27 anos, titular absoluto do São Paulo, tem demonstrado uma postura professoral com os garotos do grupo.
Na véspera do duelo contra o Atlético-PR, no último dia 11, no Morumbi, Maicon chamou a atenção por dar uma verdadeira aula de marcação ao lateral esquerdo Matheus Reis. No gramado do Morumbi, aos olhos da imprensa, o zagueiro segurava o jovem de 21 anos pelo braço e apontava tudo que ele deveria ou não fazer quando tivesse de interceptar um adversário.
Também são frequentes as conversas de Maicon com os zagueiros mais jovens. Além de Lyanco, o São Paulo possui Lucão, 19 anos, e Roni, 18. Essa atuação também é exercida, de outro modo, pelo uruguaio Diego Lugano. Sua dedicação e comprometimento com o clube do qual é ídolo servem de espelho para os mais jovens e foram algumas das razões para a diretoria trazê-lo de volta. Mas o próprio Lugano ressalta a importância do fico de Maicon para o São Paulo.
A situação do zagueiro do Porto, no entanto, segue indefinida. O São Paulo deve fazer a qualquer momento a última investida para tentar renovar o contrato de empréstimo ou mesmo contratá-lo do Porto. O vínculo vence na próxima quinta-feira (30) e terá de ser estendido para o zagueiro disputar as semifinais da Libertadores.
Maicon está avaliado em torno de 10 milhões de euros (cerca de R$ 40 milhões), mas, embora saiba que terá de investir alto, o São Paulo se vê em condições de pagar valor consideravelmente mais baixo.
“A possibilidade de negociação pecuniária permite parcelamento, como também admitimos. O problema é que não tem valor definido pelo Porto ainda. Acho que vamos chegar a isso nesses dois dias. Estou mais animado, então acho que o torcedor também pode. É a grande ansiedade de todos os torcedores. No mínimo é ficar para a Libertadores, é daí para mais. Analisamos todas as possibilidades e o melhor é que fique muito. Mas o mínimo é que fique para tentarmos ganhar a Libertadores”, afirmou o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva.