Cueva estreia em clássicos com estilo, e Tricolor conquista ponto importante no Majestoso

114

SãoPaulo.F.C

Érico Leonan

São Paulo largou na frente diante do Corinthians, jogou bem e por pouco não arrancou a vitória fora de casa

O Tricolor está vivo e firme novamente na temporada após o fim da participação na Libertadores da América de 2016. Neste domingo (17), com boa atuação mesmo fora de casa, o São Paulo empatou com o Corinthians por 1 a 1 e mostrou que reagirá em busca das primeiras colocações do Campeonato Brasileiro. O time são-paulino largou na frente com Cueva, encarou o adversário de igual para igual e no final do clássico ainda conseguiu envolver o rival e por pouco não deixou a Arena Corinthians com os três pontos.

Publicidade

Com o resultado, o Tricolor se manteve na oitava colocação, agora com 22 pontos em 15 rodadas, e se manteve na disputa pela parte de cima da tabela. Antes de entrar em campo novamente, o elenco terá tempo para descansar, recuperar as baterias e fazer os ajustes no Centro de Treinamento da Barra Funda, já que o próximo compromisso está agendado apenas para o próximo final de semana, no Rio Grande do Sul, diante do Grêmio.

Para encarar os corintianos, Bauza pôde contar com Maicon (suspenso) e o Cueva (defendeu o Toluca no torneio continental), que não enfrentaram o Atlético Nacional na última quarta (13) pela Libertadores. Apesar das novidades, que ainda contaram com o estreante Gilberto no banco de reservas, Patón não teve Alan Kardec, que está definindo os últimos detalhes de sua transferência para o futebol chinês. Além do camisa 14, o comandante não tinha à disposição Lucas Fernandes, Breno e Wellington (cirurgias de ligamento cruzado), Kelvin (estiramento na coxa esquerda), Caramelo (estiramento na coxa direita), Renan Ribeiro (lombalgia) e Daniel (trauma no ombro direito).

Vale lembrar que Paulo Henrique Ganso (negociado com o Sevilla-ESP) e Jonathan Calleri (na Seleção Argentina Olímpica) não reforçarão mais a equipe, que desta forma foi escalada com Denis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; Hudson, Thiago Mendes e Cueva; Centurión, Michel Bastos e Ytalo. Já o adversário atuou com Cássio; Fagner, Balbuena, Yago e Uendel; Bruno Henrique, Rodriguinho, Romero, Giovanni Augusto e Marquinhos Gabriel; Danilo.

Quando a bola rolou, sem se intimidar por atuar fora de casa, o São Paulo encarou os anfitriões de igual para igual e também procurou as jogadas ofensivas. A partida começou com muita entrega das duas equipes, que disputavam todas as jogadas com muita vontade e intensidade. Foi aí, então, que a categoria do peruano Cueva foi fundamental para que o Tricolor abrisse o placar. Aos 13 minutos, o armador partiu em jogada individual, deixou os marcadores para trás e entrou na área. O são-paulino cortou Yago e foi derrubado: pênalti! Linda jogada de Cueva, com contribuição importantíssima de Ytalo para o peruano construir o lance. O próprio camisa 13 converteu e colocou o São Paulo na frente: 1 a 0!

O time são-paulino tentava administrar a vantagem e segurava o ímpeto dos mandantes, mas aos 21 minutos o marcador ficou igual novamente: Danilo cruzou para a entrada da área, Marquinhos Gabriel bateu, Rodrigo Caio desviou, e Bruno Henrique cabeceou para o gol: 1 a 1. Daí em diante, apesar de tentarem manter o duelo emocionante, Corinthians e Tricolor não conseguiram evitar que o clássico esfriasse. Michel Bastos e Centurión alternaram a movimentação diversas vezes para confundir a defesa rival, mas o primeiro tempo terminou sem que as redes balançassem de novo.

Na volta para a segunda etapa, com a mesma disposição dos instantes iniciais da partida, o São Paulo partiu para cima do Corinthians e por pouco não marcou o segundo gol logo aos quatro minutos: Hudson fez boa jogada, a defesa adversária parou, achando que Ytalo estava impendido, mas o atacante ficou parado. Hudson continuou na jogada, tentou driblar Cássio, mas o goleiro fez boa intervenção.

Após sofrer o susto, os donos da casa responderam, porém, Denis apareceu bem e neutralizou as investidas do rival com segurança. Aos 26, para tentar retomar o controle do jogo, Bauza promoveu a entrada do estreante Gilberto, que herdou a vaga de Centurión e deu mais profundidade ao time. Três minutos depois, aos 29, Luiz Araújo ocupou o lugar de Michel Bastos e deu mais velocidade ao contragolpe são-paulino. A terceira aposta de Patón foi substituir Ytalo por Wesley.

As alterações do treinador melhoraram a equipe, e o Tricolor levou mais perigo. Aos 34 minutos, após escanteio, a bola subiu na área, Wesley bateu para o meio e Hudson e Yago dividiram: a bola passou rente ao travessão. No minuto seguinte, Wesley finalizou após rápido contra-ataque, mas Balbuena desviou e impediu o gol! Por pouco!

Superior após as mexidas de Bauza, o Tricolor rondou a grande área corintiana com mais frequência, esteve mais perto de balançar as redes novamente e não deixou os anfitriões buscarem as jogadas na frente. Com toque de bola, o São Paulo envolveu os mandantes e até merecia conquistar os três pontos. Os visitantes não conseguiram vencer, mas o empate e a boa apresentação mostraram que o Tricolor reagirá na temporada e entrará na disputa pelas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro.