FOTO por Fernando Nunes / saopaulofc.net
O São Paulo Futebol Clube deu neste sábado (06) um importante passo para a modernização e democratização de seu Estatuto Social. Com 60,2% de votos a favor, os associados ratificaram o Estatuto Social em vigor e autorizaram a abertura de procedimento para a elaboração de um novo regimento, com a possibilidade de participação de todos os sócios.
A Assembleia Geral Extraordinária que dará início a essa nova era no Morumbi foi realizada neste sábado, das 9h às 14h. O resultado favorável a ratificação e elaboração de um novo Estatuto foi divulgado por volta das 16 hs. Foram 1436 votos: 865 a favor da mudança, 564 contra e 7 nulos.
Com a aprovação da reforma, a próxima etapa será formação da Comissão de Sistematização do novo Estatuto, composta por nove membros, sendo quatro indicados pelo presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Abranches Pupo Barboza, escolhido entre conselheiros do clube, e quatro indicados pelo presidente da Diretoria, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. Em audiência pública ocorrida há uma semana, o presidente Leco já acenou que dois dos seus indicados serão associados que possuem formação jurídica, atribuição obrigatória presente no regulamento da Reforma Estatutária. Um nono membro, que ocupará a função de Presidente da Comissão de Sistematização, será escolhido de comum acordo entre os presidentes do Conselho e da Diretoria.
Após a instauração da comissão, seus integrantes passarão a analisar todas as propostas de alteração estatuária já encaminhadas pelos conselheiros do clube. Qualquer associado titular ou conselheiro também poderá apresentar novas propostas para a reforma, por escrito, diretamente na secretaria do Conselho Deliberativo.
Com todas as propostas em mãos, a Comissão de Sistematização terá prazo de 30 dias para analisar e debater as sugestões recebidas e elaborar um documento que passará a constituir o Projeto de Estatuto Social. Depois, o texto do estatuto ainda passará por revisões e votações em diversas instancias do clube. A intenção do processo é criar um Estatuto mais moderno, democrático e que atenda às exigências do PROFUT (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro). A previsão é de que o clube tenha um novo Estatuto ainda em 2016.
Sócio, venha fazer parte deste processo. Vamos juntos construir o São Paulo Futebol Clube do futuro.