Bauza é escolhido pela AFA para treinar Argentina e deixa o São Paulo

97
ESPN.com.br
622 80090d7a 899e 3492 8205 04e5d77a6811
Bauza tem o mesmo aproveitamento em todos os torneios em 2016; Antero analisa

Edgardo Bauza, 58, foi o escolhido pela AFA (Associação de Futebol Argentino) para comandar a seleção celeste. A informação foi confirmada pelo ex-jogador Juan Pablo Sorín, comentarista dos canais ESPN. O anúncio oficial por parte da AFA ainda será feito. No entanto, o São Paulo já divulgou nota oficial em seu site confirmando o acerto e desejando sorte a Bauza em seu novo desafio.

Há dez dias, o técnico tricolor viajou para Buenos Aires onde se reuniu com dirigentes da AFA para expor seus métodos de trabalho. Regressou no dia seguinte sem resposta e comandou o São Paulo na derrota para o Grêmio, em Porto Alegre, dois dias depois.

Na única vez que se manifestou sobre a reunião com a AFA, Bauza disse que seria um “desafio muito lindo”. Mas também afirmou que o encontro com os cartolas resumuiu-se a apenas uma conversa, sem que qualquer convite formal para dirigir a seleção argentina .

Em outras entrevistas, quando questionado sobre o assunto, demonstrou irritação. Da mesma forma, ocorreu com os diretores do São Paulo, que evitaram falar do assunto.

Publicidade

A saída de Bauza não deixa de ser uma frustração para o clube tricolor. Com o treinador, o time voltou a ser competitivo. Chegou as semifinais da Copa Libertadores, quando foi eliminado pelo Atlético Nacional, da Colômbia – que depois terminou campeão.

O São Paulo buscou os reforços pedidos pelo técnico, sendo boa parte deles estrangeiros. Casos do lateral direito Buffarini, do meia-atacante Cueva e do atacante Chávez.

Bauza deixa o São Paulo na décima colocação do Campeonato Brasileiro, com 23 pontos.

622 6239b82a 3831 397d 94de 1f7029c57ac0
Exaltando o equilíbrio, Bauza se diz menos agressivo que Osorio: ‘Que ataquem e defendam todos’

DESAFIOS NA ARGENTINA

O desafio de Bauza não será dos mais fáceis.

SERGIO BARZAGHI/Gazeta Press

Edgardo Bauza durante entrevista coletiva no São Paulo
Edgardo Bauza durante entrevista coletiva

A seleção argentina está órfã de um técnico desde 5 de julho, quando Gerardo Martino pediu demissão. A decisão foi tomada após a Argentina perder a taça da Copa América Centenário para o Chile, nos Estados Unidos, e Messi anunciar a aposentadoria.

Uma das missões de Bauza será convencer o craque do Barcelona a voltar atrás na decisão e continuar ao lado da seleção argentina.

A outra missão será obter a classificação para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Atualmente, a Argentina ocupa a terceira colocação, com 11 pontos. Mas a atual edição é uma das mais disputadas – o Uruguai lidera com 13 e o Brasil, que é o primeiro dos participantes fora da zona de classificação do Mundial, tem nove.

A estreia no comando da equipe será contra o Uruguai, em 1º de setembro, em Mendoza, pela sétima rodada da eliminatória sul-americana.

Além de Bauza, a AFA chegou a ouvir Miguel Angel Russo, sem clube, e Ramón Díaz, que deixou recentemente o comando da seleção do Paraguai.

Bauza chega ao comando da Argentina credenciado com dois títulos da Copa Libertadores (por LDU-EQU e San Lorenzo-ARG). No ano passado, ficou com o vice argentino – o Boca Juniors, de Carlitos Tevez saiu campeão – e garantiu o San Lorenzo na fase de grupos da Libertadores no ano que vem.

622 2c869769 ba9f 3bf5 a481 b19ee2bc85a4
Bauza prefere manter certa distância do jogador: ‘Não sou amigo do atleta’

CONFIRA O CURRÍCULO DE EDGARDO BAUZA

Clubes: Rosário Central (1998/2001), Velez Sarsfield (2001/02), Colón (2002/03), Sporting Cristal (2004/05), Colón (2005/06), LDU (2006/08), Al Nassr (2009), LDU (2010/13), San Lorenzo (2014/15) e São Paulo (2016).

Títulos: Copa Libertadores da América (2008 e 2014), Recopa Sul-Americana (2010), Bicampeonato Equatoriano (2007 e 2010) e Apertura do Campeonato Peruano (2004)

Veja a nota oficial do São Paulo confirmando o acerto: 

O São Paulo Futebol Clube anuncia que Edgardo Bauza informou ter recebido e aceitado na noite desta segunda-feira (1º) o convite feito pela Associação de Futebol da Argentina (AFA) para assumir o comando da seleção nacional, e assim deixará o cargo de técnico do Tricolor. Contratado no início da temporada, Patón se despede do clube após oito meses de um importante trabalho de reconstrução do time.

Assim como o colombiano Juan Carlos Osorio, hoje técnico do México, Bauza passou a ser cotado para assumir uma importante seleção nacional a partir do trabalho no São Paulo.

A diretoria agradece ao treinador e deseja sorte em seu novo desafio.