Pela história, veja quem cresce e quem cai no returno do Brasileiro

104

Jogadores do Flamengo durante treino nesta semana
Jogadores do Flamengo durante treino nesta semana

O segundo turno do Campeonato Brasileiro inicia neste sábado com o duelo entre Sport e Flamengo, na Arena Pernambuco, às 16h (de Brasília). Atualmente na quarta colocação, o time carioca mira o título, estando a dois pontos do líder, o Palmeiras, e pode utilizar a própria história para se inspirar na busca pela taça.

Na era dos pontos corridos, o Flamengo está entre os clubes que costumam decolar na virada do turno. Em dez das últimas 13 edições, ele somou mais pontos no returno, sendo que em 2009 conseguiu o título após terminar as 19 rodadas iniciais na sétima colocação, a oito pontos do então líder, o Internacional.

Somente em duas edições (2011 e 2012) fez mais pontos nos 19 jogos iniciais do que nas 19 rodadas finais. Já em 2010 conquistou 22 pontos nos dois turnos.

Publicidade

Mas, considerando os dez primeiros do Campeonato Brasileiro, o rubro-negro que costuma somar mais pontos no segundo turno não é o carioca. É o Atlético-PR.

Segundo o levantamento do ESPN.com.br (veja ao final do texto), o time de Curitiba costuma melhorar o desempenho, somando em média 4.3 pontos a mais.

Em 12 participações (estava na Série B em 2012), foi melhor no primeiro turno apenas duas vezes, sendo que 2009 teve desempenho idêntico e nas outras nove vezes foi melhor no returno – chegou a somar 11 pontos a mais em 2005 e dez em 2004 e 2007.

O bom desempenho do Atlético-PR no returno, no entanto, não ajudou o clube nenhuma vez a chegar à taça. O máximo que conseguiu foi o vice, em 2004.

No Brasileiro atual, o time é o sétimo colocado.

Vice-líder do Brasileiro, o Atlético-MG também tem melhor média de pontos no segundo turno, sendo que em 2011 conseguiu fazer 15 a mais do que tinha feito no primeiro turno – saindo da penúltima colocação para o 15º lugar e evitando a queda.

622 c1aadb6d 72bf 3a17 abb2 71fd91f7d6a2
Power Ranking: Ascensão do Cruzeiro, queda do Santos e mudanças no topo da tabela

PAULISTAS DESEQUILIBRADOS

Líder do Brasileiro, o Palmeiras não costuma fazer campanhas melhores no segundo turno. Considerando as 11 participações na era dos pontos corridos, o desempenho é sempre melhor no turno e cai no returno – média de três pontos a menos.

Assim como o clube alviverde, o Corinthians (terceiro na classificação) também não tem um histórico bom no returno. Sete vezes a pontuação do primeiro turno foi maior. Em cinco, foi melhor no returno – sendo que em 2012 somou nove pontos a mais.

Luis Moura/Wpp/Gazeta Press

Jean durante treino do Palmeiras
Jean durante treino do Palmeiras

Neste ranking montado pelo ESPN.com.br, o paulista que costuma se dar melhor é o São Paulo – terceiro entre os times que são melhores no returno.

O time do Morumbi orgulha-se até hoje da arrancada em 2008, quando terminou o primeiro turno em em quarto com 33 pontos e o Grêmio liderava com 41. Naquele ano, foram 42 pontos somados ao final do returno e o título nacional, com 75.

O Santos é o quinto que melhor se dá bem no segundo turno dos pontos corridos. A melhor reação foi em 2008. Onze pontos a mais, afastando a ameaça de queda.

CONFIRA O DESEMPENHO DO TOP 10 NO TURNO E RETURNO

*Na era dos pontos corridos

CONFIRA OS JOGOS DA 20ª RODADA DO BRASILEIRO

Sábado
16h Sport x Flamengo
18h30 Ponte Preta x Figueirense

Domingo
11h Fluminense x América-MG
11h Grêmio x Corinthians
16h Santos x Atlético-MG
16h Cruzeiro x Coritiba
16h Vitória x Santa Cruz
16h15 São Paulo x Botafogo
18h30 Atlético-PR x Palmeiras