A seleção brasileira ganhou um jogador no início desta semana. Zagueiro titular do São Paulo, Lyanco Vojnovic, de origem e atuações pela Sérvia na eliminatória da Eurocopa sub-19, mandou documentos à Fifa e oficializou sua intenção de defender o Brasil daqui para frente.
Isso permite que ele seja convocado pelo técnico Rogério Micale para amistosos da seleção brasileira sub-19, em setembro, contra a Inglaterra. As partidas fazem parte da preparação para o Sul-Americano sub-20, em janeiro de 2017, no Equador.
Ao longo das últimas semanas, Lyanco teve conversas com familiares, agente e também dirigentes do São Paulo sobre seu futuro.
Embora ele tivesse mais garantia de se firmar na seleção da Sérvia, onde já era cotado inclusive para convocações profissionais, deixou claro o tempo todo que seu desejo de coração era atuar pelo Brasil.
Nessas mesmas conversas, o zagueiro de 19 anos rejeitou deixar o São Paulo. O Porto, tanto na transferência de Maicon para o Tricolor, como em possibilidades de negócios independentes, demonstrou interesse em contratá-lo. A diretoria do São Paulo não tinha interesse em vender o jovem, que também recusou qualquer proposta. O objetivo dele é conquistar espaço no time.
Com André Jardine, técnico do sub-20 que comandou o São Paulo interinamente entre a saída de Edgardo Bauza e a chegada de Ricardo Gomes, Lyanco foi titular. O ídolo Lugano foi poupado num jogo e ficou no banco de reservas em outro. A equipe venceu o Santa Cruz por 2 a 1, e perdeu por 1 a 0 para o Botafogo.
A CBF comemorou a escolha de Lyanco. Assim como o São Paulo, vê no zagueiro um jogador de enorme potencial. Até então, ele só havia sido convocado para treinos na Granja Comary, justamente por conta das partidas oficiais pela Sérvia. A partir de agora, ele será só do Brasil.