ESPN.com.br
O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, já revelou que Rogério Ceni será o técnico do São Paulo em um futuro próximo. Mas, dessa vez foi a vez do próprio ídolo revelar esse desejo e empolgar de vez a torcida. Mais que isso. O ídolo admitiu que todos os cursos e estágios que está fazendo na Europa são voltados exclusivamente para o objetivo de assumir a equipe do Morumbi.
A declaração foi dada ao site oficial do Sevilla, equipe espanhola que é treinada pelo chileno Jorge Sampaoli, uma das referências do ex-camisa 1.
“Estou trabalhando para ser treinador do meu clube, onde estive por quase 26 anos. Creio que a oportunidade um dia vai chegar. Estou fazendo um curso de técnico em Londres e vim aqui por admiração a Jorge Sampaoli, por seu trabalho na seleção do Chile e agora no Sevilla. Sempre gostei de seu estilo de jogo ofensivo e agressivo a todo tempo e como pretendo seguir carreira de treinador, achei que seria importante passar uns dias com ele. Para mim é uma honra”, comentou Rogério Ceni, sem poupar elogios a Sampaoli.
“No futebol moderno, Sampaoli é um dos melhores. Com a chegada dele, a equipe passou a ser muito mais competitiva e agressiva e acredito que pode sonhar com o título da Liga (Campeonato Espanhol) ou em chegar longe na Liga dos Campeões. Estou feliz também de conhecer a cidade, muito bonita, e os métodos de treinamento daqui”, disse, comparando o chileno com Pepe Guardiola, hoje no Manchester City, e Jurgen Klopp, comandante do Liverpool.
Depois de passar férias nos Estados Unidos, Rogério Ceni está empanhado na sua preparação e, além de cursos da UEFA para técnicos, o maior artilheiro goleiro da história do futebol com 131 gols tem feito visitas a clubes do Velho Continente para entender e conhecer a metodologia de grandes técnicos.
Já existe a expectativa para que Ceni assuma o comando do São Paulo na pré-temporada de 2017, mas esse momento ainda é uma incógnita até mesmo para o clube.
Tem td pra ser um grande técnico mas acredito que esteja se precipitando um pouco. E corre o risco de se queimar já no início da carreira. A única forma disso dar certo é se a diretoria estiver pensando em resultado a longo prazo. Contratar alguém identificado com o clube, com a confiança da torcida, cabeça nova com idéias novas pra fazer um trabalho a longo prazo mesclando experiência de jogadores que venham pra somar (de confiança do Rogério) com a qualidade da garotada da base pra recuperarmos um pouco do prestígio de outrora. Mas isso é trabalho pra colher frutos em uns 2 ou 3 anos. E tem que ficar muito claro desde o início pra depois a torcida não ficar cobrando algo q não foi prometido.
Mas como falei, depende da diretoria. Ou seja, não tem mínima chance de dar certo. Se a intenção dele é realmebte ajudar o clube, acho q deveria começar mais devegar, contribuindo de outras formas.