GloboEsporte.com
Marcelo Prado
Tricolor não tem convicção sobre permanência do treinador, bancada por Leco, nem descarta reforço para a posição de Denis. Os dois são contestados pela torcida.
O desenho do São Paulo 2017 tem pontos de interrogação importantes: Ricardo Gomes ou outro profissional será o técnico do time? Haverá um novo goleiro para disputar posição com Denis? Os dois pontos são analisados.
Internamente, não há convicção sobre a permanência de Ricardo, bancada pelo presidente Leco, nem sobre se é necessário ter uma sombra para Denis, titular da equipe. Tanto o comandante, quanto o goleiro sofrem forte rejeição da torcida, ponto com peso a ser considerado, mas não o principal para se tomar uma decisão.
As ideias iniciais eram manter Ricardo no comando do São Paulo e não contratar um novo goleiro, posição que também tem Renan Ribeiro com futuro incerto. Leco gosta muito do técnico, também pelas passagens anteriores pelo Morumbi, mas não há unanimidade dentro da direção sobre essa questão.
Publicamente, a diretoria vai defender todos os atletas até o fim do ano, mas todas as alternativas são estudadas a respeito de um novo comandante e de um novo goleiro. As decisões serão tomadas mediante uma análise depois do Brasileirão. Sem objetivos palpáveis, o time tem duas partidas a fazer, contra Atlético-MG e Santa Cruz.
Os resultados de Ricardo estão abaixo do esperado pelo São Paulo. Em 18 jogos, ele obteve sete derrotas, seis vitórias e cinco empates. A expectativa era de que o trabalho de recuperação tivesse mais êxito nesta reta final de Brasileirão. Por isso, nos bastidores admite-se a possibilidade de ele sair do Tricolor no fim da temporada. Caso isso aconteça, haverá cuidado para que o processo não seja realizado de forma traumática.
– Eu diria que hoje ele é o nosso técnico. Tudo é muito variável, tudo pode caminhar. Depende também do Ricardo. O Ricardo está nos nossos planos, sim – disse o diretor de futebol José Jacobson Neto, ao ser questionado sobre a permanência do treinador depois de dezembro, em entrevista à “Rádio Globo”.
Gomes tem torcida interna para obter sucesso e seu perfil é elogiado. O técnico tem boa relação pessoal com Leco. Um dos pontos positivos é ser parceiro da gestão em fatores considerados cruciais, como por exemplo no aproveitamento de garotos da base. Internamente, há a impressão de que ele passa segurança pelo trabalho, mas não reproduz o mesmo efeito para fora. O contrato do treinador, cujos resultados são questionados, é aberto: não tem multa, nem prazo.
No gol, o São Paulo tem Denis, Renan Ribeiro e Léo, terceiro goleiro com contrato até dezembro. Insatisfeito por ter poucas oportunidades, Renan tem futuro incerto, apesar de ter contrato até 2018. A decisão de contratar ou não um novo goleiro, assunto debatido no clube, passa também pela condição de uma eventual negociação. Sem dinheiro de sobra no caixa, o Tricolor tenta errar o menos possível no mercado.
Também não se sabe ainda se um novo goleiro seria titular ou faria sombra a Denis. O primeiro gol sofrido por ele diante da Chapecoense, na derrota por 2 a 0, foi considerado defensável no Tricolor. Independentemente de decidir ou não acertar com um novo atleta para a posição, o nome de Cássio, do Corinthians, é descartado nesse momento no Morumbi.
Como o São Paulo, com a ajuda do time sem cor que ganhou do Internacional e eles so chegam a 45 pontos, não corre mais o risco de rebaixamento, podem parar de fazer anus glicosado e ja dispensar Ricardo Gomes, Denis e varios inuteis e chinelinhos no São Paulo a partir de amanhã. Planeja 2017 é um grande desafio, e ver com o Marco Aurelio se vai ficar, se não ficar, que saia e deixe o lugar para outro, o tempo urge e o São Paulo fez talvez um dos piores anos de sua vida em 2016, péssimo planejamento, técnico fraquissimo, elenco ridiculo. Acertem com o Renan Ribeiro, dispensem o mão de alface Denis, todo bom time começa com um bom goleiro, até o America de Minas tem melhor goleiro, Vasco, Internacional, acompanho desde Sergio Valentim era goleiro, Waldir Perez, Toinho, Gilmar Rinaldi, Zetti, Rogerio, com certeza este empata com Barbiroto e Alencar, o pior que vi no gol do São Paulo como titular em varios jogos e tomando frangos.