ESPN.com.br
Uma dúvida aproxima Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Palmeiras e São Paulo em 2017. Eles ainda não sabem quem será o goleiro titular. Lesão, boa fase do reserva e ou titular em xeque são os motivos para as indagações de fim de ano.
O caso mais evidente é o São Paulo. Com a aposentadoria de Rogério Ceni no ano passado, Denis teve a oportunidade de virar titular após sete anos no banco. Mas foi irregular, com boas defesas em lances difíceis e falhas memoráveis em lances simples.
Curiosamente na volta de Ceni ao São Paulo (agora como técnico), Denis terá de disputar a posição com Sidão, que estava no Botafogo, pertence ao Audax e foi contratado pelo clube tricolor. A tendência é que o novato seja o dono da posição em 2017.
Como perdeu Sidão, o Botafogo também está no grupo de grandes que ainda não sabe quem será o titular no gol. Isso porque Jefferson ainda não se recuperou de uma cirurgia feita no braço esquerdo em maio e deve voltar no meio do ano.
As opções no elenco para o técnico Jair Ventura são Gatito Fernández, Helton e Saulo.
Corinthians e Palmeiras têm situações similares. Os reservas Walter e Jaílson foram muito bem no final desta temporada e poderiam tranquilamente ficar com as vagas de Cássio e Fernando Prass em seus times, respectivamente.
A diferença é que Cássio perdeu a posição por questão técnica. Oswaldo de Oliveira preferiu escalar o reserva Walter no Corinthians e aparentemente será assim em 2017.
Já Prass perdeu a posição após sofrer uma lesão no cotovelo direito quando treinava com a seleção olímpica. O primeiro escolhido para substituí-lo foi Vagner, que ficou só três jogos, e depois veio Jaílson, que terminou o Brasileiro eleito como o melhor arqueiro no prêmio Bola de Prata SPORTINGBET, dos canais ESPN.
A situação do Atlético-MG é nova. Victor terminou a temporada jogando, mas se machucou no último dia 12 em um amistoso com amigos do futebol. Sofreu uma luxação no ombro direito e passou por uma cirurgia. Assim perderá o início de 2017. Quem joga? O reserva é Giovanni, que tem contrato até o final do ano e hoje discute a renovação.
Fábio ou Rafael? Essa é a dúvida do Cruzeiro. O primeiro terminou a temporada como titular, enquanto o segundo passou por cirurgia no joelho direito e a previsão mais otimista é de retorno em abril.
Diego Cavalieri ou Júlio César? Essa é pergunta que o Fluminense se faz. O primeiro é titular, mas sofreu com problemas físicos e lesão muscular na coxa esquerda. Foi substituído por Júlio César, que se destacou na meta do tricolor carioca.
CAMISA 1 DEFINIDA
Apenas cinco dos 12 grandes não se preocupam com goleiros.
São os casos do Flamengo, com Alex Muralha; do Grêmio, com Marcelo Grohe; do Internacional, com Danilo Fernandes; do Santos, com Vanderlei; e do do Vasco, com Martin Silva.
Todos os nomes citados são titulares, incontestáveis, e que terminaram 2016 bem.