Efeito Ceni: São Paulo consegue 3º maior público do século no Paulistão

423

Com maior presença de torcedores tricolores entre todas as partidas, estreia do ídolo coloca jogo “comum” em rankings de maiores públicos de inícios de temporadas

Por Alexandre Lozetti e Marcelo Hazan – GloboEsporte.Com

A contratação de Rogério Ceni para técnico teve efeito imediato nas arquibancadas do Morumbi. Na vitória por 5 a 2 sobre a Ponte Preta, estreia do ídolo em casa, o São Paulo levou 50.952 pessoas ao estádio. Foi o terceiro maior público deste século do clube no Campeonato Paulista.

O recorde foi a final de 2003, vencida por 3 a 2 pelo Corinthians, Naquela tarde, 71.736 torcedores foram ao Morumbi. No dia 2 de abril de 2006, o São Paulo venceu o Santos por 3 a 1 e adiou a conquista do rival para a última rodada, diante de 51.520 pessoas. Mas vale lembrar que ambas as partidas tiveram duas torcidas praticamente dividindo o estádio tricolor.

São Paulo x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli)São Paulo x Ponte Preta teve o terceiro maior público do clube no século no Campeonato Paulista (Foto: Marcos Ribolli)

Então, pode-se dizer que a estreia de Ceni teve o maior número de são-paulinos. No ano de 2005, único título paulista do clube no século, o jogo de maior público foi a vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians: 50.708 torcedores.

Publicidade

A comparação é ainda mais gritante em relação aos primeiros jogos do São Paulo no Morumbi em cada ano. Antes da partida de domingo, o maior público neste século havia sido em 2010: 18.074 pessoas assistiram à derrota por 3 a 1 para a Portuguesa: um terço da estreia de Ceni.

Em todos os tempos, a vitória sobre a Ponte Preta ficou em quinto no ranking de estreias em casa. À frente, as duas inaugurações do Morumbi, em 1960 contra o Sporting (POR), e 70, com todos os setores construídos, diante do Porto (POR), um amistoso frente ao Benfica (POR) em comemoração ao aniversário do clube e um duelo contra o Santos, em 1979, pelo Paulistão.

A próxima partida do São Paulo no Morumbi será no próximo sábado, contra o Mirassol. Caso a documentação seja regularizada em tempo, marcará a estreia do centroavante Lucas Pratto.