FOTO por Rubens Chiri / saopaulofc.net
Na rodada de estreia do Campeonato Paulista de 2017, o Tricolor acabou derrotado pelo Grêmio Osasco Audax por 4 a 2 na tarde deste domingo (5) em duelo agitado na Arena Barueri. Após um início forte dos anfitriões, que abriram 2 a 0 no placar, o São Paulo partiu em busca do empate ainda no primeiro tempo e deixou a partida emocionante: o atacante Chavez balançou as redes duas vezes e ‘recolocou’ a equipe no confronto. No entanto, na segunda etapa, os mandantes marcaram mais duas vezes e decretaram o revés são-paulino.
Após a rodada de estreia no estadual, o Tricolor já terá a Copa do Brasil pela frente. Na próxima quinta-feira (9), às 21h30,no Estádio Governador João Castelo, o Castelão, os paulistas enfrentarão o Moto Club-MA pela primeira fase. Já pela competição regional, o time são-paulino entrará em campo novamente no próximo final de semana, diante da Ponte Preta, em duelo que marcará a estreia de Rogério Ceni no Morumbi no comando da equipe.
Para o primeiro compromisso no estadual deste ano, o treinador são-paulino utilizou a formação que foi trabalhada durante a semana no Centro de Treinamento da Barra Funda. Dessa forma, o Tricolor foi escalado com Sidão; Bruno, Maicon, Douglas e Buffarini; Rodrigo Caio, Thiago Mendes e Cueva; Wellington Nem, Chavez e Luiz Araújo.
O goleiro Renan Ribeiro aprimora a forma física após se recuperar de uma contratura na região posterior da coxa esquerda e ainda não reúne condições de jogo. Além dele, mais dois jogadores desfalcaram o São Paulo: o meia Lucas Fernandes aprimora forma física após cirurgias no joelho e no ombro, enquanto o zagueiro Lyanco está com a Seleção Brasileira Sub-20 na disputa do Sul-Americano da categoria, no Equador.
Já o adversário começou a partida com Felipe Alves; Felipe Rodrigues, André Castro e Betinho; Pedro Carmona, Léo Artur, Marquinho e Danielzinho; Hugo, Denilson e Ytalo. Quando a bola rolou, o São Paulo assustou primeiro em jogada com o jovem Luiz Araújo: aos dois minutos, o camisa 31 desarmou o rival, avançou com a bola dominada e mandou uma pancada! O goleiro Felipe Alves, porém, fez grande defesa e impediu que os visitantes largassem na frente.
Seguindo as instruções de Rogério, o time pressionava forte a saída de bola do Audax e tentava acuar os mandantes. No entanto, aos cinco minutos, os anfitriões conseguiram tirar o zero do placar com Marquinho: 1 a 0. Sem acusar o golpe, o São Paulo tentou responder e assustou com Cueva dois minutos depois, mas novamente Felipe Alves apareceu para espalmar e conter a investida são-paulina.
Aos nove, com Pedro Carmona, o Audax anotou o segundo gol na partida e complicou a vida do Tricolor na Arena Barueri: 2 a 0. Os visitantes tinham dificuldades para criar as jogadas na frente e não encontravam espaços para finalizar. Quando era atacado, o adversário se fechava com os 11 atletas atrás da bola e assim impedia que o time são-paulino conseguisse avançar. Ainda assim, o Tricolor atacava como podia. Aos 26, a equipe avançou em velocidade com Luiz Araújo e chegou à área adversária. Chavez também chegou na jogada, e a bola ficou com Felipe Alves.
Aos 27 minutos, o São Paulo sofreu o seu último ‘contratempo’ antes de reagir. Com dores musculares, Wellington Nem foi substituído pelo versátil Cícero. Experiente, o camisa 8 deu nova cara ao time e assim o Tricolor começou a reviravolta no marcador. Aos 29 minutos, Cueva recebeu pelo meio e deu lindo passe para Chavez, que recebeu entre os zagueiros e deslocou o goleiro! 2 a 1!
O gol do camisa 9 deu confiança aos visitantes, que melhoraram em campo e aproximaram os setores para acuar o Audax. Aos 36, Chavez apareceu bem de novo para deixar tudo igual e recolocar o Tricolor na partida: o centroavante se movimentou bem, evitou a marcação e bateu cruzado para empatar o confronto em Barueri: 2 a 2! Mais intenso, o time são-paulino não virou o placar ainda antes do intervalo por pouco: aos 42, Cícero cobrou falta na entrada da área e carimbou o travessão!
Na volta para a segunda etapa, contagiado pela reação no final do primeiro tempo, o Tricolor manteve a postura ofensiva e partiu em busca da virada. Nos instantes iniciais, brigador, Chavez criou duas boas oportunidades ao disputar com os defensores e finalizar com perigo. Porém, quando era superior, o São Paulo sofreu o terceiro gol do rival: aos nove, Felipe Rodrigues aproveitou cobrança de escanteio e recolocou os mandantes em vantagem: 3 a 2.
Para dar mais ofensividade ao time e mobilidade ao meio de campo, Rogério promoveu a entrada de João Schmidt na vaga de Douglas aos 18 minutos – Rodrigo Caio foi deslocado para a zaga. Pouco mais tarde, aos 22, Gilberto herdou a vaga de Chavez. E quando tentava reagir novamente, o Tricolor sofreu o quarto gol que fechou o placar na Arena Barueri: Pedro Carmona, em cobrança de pênalti aos 29 minutos, deu números finais ao confronto de estreia no Paulista de 2017.
Medíocre!!! Nós torcedores do São Paulo, estamos nos enganando em todo início de temporada. O time continua sendo o mesmo time medíocre que quase foi rebaixado no brasileirão passado. Temos alguns bons jogadores? Temos, mas está comprovado que o conjunto não encaixa. Trocaram algumas peças, seis por meia duzia que não farão diferença. O que me incomoda mesmo a anos são as improvisações de jogadores, isso não podemos mais aceitar. Pra que colocar o zagueiro de volante e lateral direito na esquerda? É sempre a mesma ladainha que acaba queimando o jogador.
Se preparem para outro ano de fortes emoções!!!