FOTO por Rubens Chiri / saopaulofc.net
Com mais de 50 mil torcedores no primeiro clássico do Morumbi na temporada, o Tricolor ficou no empate por 1 a 1 com o Corinthians na tarde deste domingo (26) pela penúltima rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista de 2017. O gol são-paulino foi marcado pelo capitão Maicon, que retornou ao time após se recuperar de lesão e foi um dos grandes personagens do Majestoso – os visitantes marcaram com Jô.
Com o resultado, o Tricolor perdeu a liderança do Grupo B, que agora pertence ao Linense, também com 17 pontos, mas com vantagem nos critérios de desempate. De olho na ponta da chave, o São Paulo visitará o São Bernardo na noite da próxima quarta-feira (29), às 21h45 (de Brasília), pela rodada de encerramento desta fase.
Para escalar o time, o técnico Rogério Ceni contou com três reforços: recuperado de entorse no tornozelo esquerdo, Maicon ficou à disposição novamente após seis jogos fora. Já Rodrigo Caio não atuou nos últimos dois confrontos por conta de um entorse no joelho esquerdo, enquanto Cícero se recuperou de um torcicolo que o tirou do embate com o Botafogo-SP (1 x 1), na última rodada.
Apesar das boas notícias, a equipe são-paulina teve seis desfalques no Majestoso deste final de semana: Sidão (lombalgia), Bruno (entorse no tornozelo direito) e Wesley (aprimora forma física após artroscopia no joelho), além de Lucas Pratto, Buffarini e Cueva (Eliminatórias).
Assim, o treinador montou o time com Renan Ribeiro; Araruna, Maicon, Rodrigo Caio e Junior Tavares; Jucilei, Thiago Mendes e Cicero; Wellington Nem, Luiz Araújo e Gilberto. Já o adversário começou a partida com Cássio; Léo Príncipe, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel, Rodriguinho e Maycon; Jadson, Jô e Pedrinho.
O São Paulo iniciou o clássico no campo de ataque, enquanto o rival adotou uma postura mais compacta no campo de defesa e mostrava dificuldades na saída de bola. Para encontrar os espaços e avançar, o Tricolor trocava passes e tentava penetrar no sistema defensivo dos visitantes, que não tinham a mesma iniciativa e buscavam cadenciar a partida.
Dessa forma, só na reta final do primeiro tempo o Majestoso ganhou emoção. Aos 35 minutos, Araruna cobrou falta, Luiz Araújo cabeceou e a bola passou à esquerda do gol de Cássio. Pouco depois, em linda combinação entre Araújo e Tavares pela ponta esquerda, os mandantes assustaram o Corinthians. Por ali, aliás, o São Paulo levou perigo novamente antes do intervalo aos 43: Araújo chutou cruzado e o zagueiro Pablo afastou.
Na volta para a segunda etapa, o adversário tentou esboçar uma reação, mas deu espaço no contragolpe logo aos três minutos: Luiz Araújo recebeu passe de Nem, invadiu a área e chutou para o gol. Cássio defendeu com as pernas! O lance animou o Tricolor, que na sequência conseguiu tirar o zero do placar aos quatro: Araruna cobrou escanteio, Cícero escorou e Maicon apareceu de cabeça para marcar! 1 a 0! Festa do capitão e da torcida!
Mesmo em vantagem no placar, o São Paulo manteve a postura ofensiva e tentou balançar as redes mais vezes. No entanto, quando era superior, os mandantes sofreram o empate: Jô, aos 18 minutos, deixou tudo igual. Para dar fôlego novo ao time, Rogério mexeu e promoveu a entrada de Chavez no lugar de Gilberto, aos 26. Depois, aos 34, o comandante apostou em Neilton, que ocupou a vaga de Araújo.
Mais franco e aberto, o clássico contou com boas investidas das duas equipes, que buscavam a vitória. Porém, apesar da entrega de ambos os lados, o placar não foi alterado novamente e o Majestoso terminou empatado: 1 a 1. Com o resultado, o Tricolor perdeu a liderança do Grupo B, que agora pertence ao Linense, também com 17 pontos, mas com vantagem nos critérios de desempate.