Birner: Conselheiro da oposição quer cassar vitalícios ou adiar eleição no S. Paulo

614

Francisco de Assis Vasconcellos Pereira, conselheiro que votará em José Eduardo Mesquita Pimenta, entrou com ação contra o clube para obter a liminar que cassa a escolha de 59 conselheiros vitalícios eleitos desde 2004 e os impede de votarem na eleição a presidente que acontecerá terça-feira.

A manobra jurídica prevê que, se não for atendido, o pleito pode ser adiado. No ‘juridiquês’, é o chamado pedido subsidiário.

O cartola é o mesmo que, na Justiça,  acertadamente questionou as alterações estatutárias que garantiram o último mandato de Juvenal Juvêncio , e que prejudica a instituição por entrar com outra ação após os sócios referendarem o estatuto que profissionaliza o futebol da entidade e foi implementado seguindo todas as determinações do do então Novo Código Cível.

Eleição no Morumbi 

Publicidade

A iniciativa pode ser avaliada como manobra para a oposição ganhar o pleito ou, na pior das hipóteses do ponto de vista das próprias pretensões, tempo, pois avalia que está em desvantagem na corrida eleitoral.

Além disso, referenda a contrariedade de antigos cartolas com a extinção de cargos políticos\estatutários (os vice-presidentes dos departamentos), que serão substituídos por profissionais remunerados.

No dia da aprovação do estatuto que entrará em vigor para o futebol quando o novo presidente for escolhido, o conselheiro Alberto Bugarib, amigo e grande aliado político de Pimenta, afirmou que o primeiro ato do grupo ao chegar no poder será invalidar a alteração.aprovada pelos sócios.

Terá que convencer os sócios a barrarem a profissionalização que recentemente referendaram.

Antes, será necessário eleger o ex-presidente e candidato da oposição, além de contrariar Abílio Diniz e Alex Bourgeois, que apoiam e contribuem para a campanha que pretende ganhar do candidato da situação.

O empresário apoia a modernização da gestão, tal qual faz o Leco, apesar de estarem em distintos lados.

Se mantida a convicção de alguns antigos integrantes do órgão e Pimenta for bem-sucedido no pleito, Abílio talvez se frustre. É favorável à modernização da gestão,  a trata como uma de suas bandeiras para a agremiação, e o candidato que pretende ver à frente do São Paulo será cobrado por pares nos quais confia a convencer os  associados a derrubarem o que aprovaram nas urnas do Morumbi.

O São Paulo não havia sido notificado até o horário até o fim da tarde da quarta-feira.

Blog do Vitor Birner

1 COMENTÁRIO

  1. infelizmente a “política” que faz em qualquer ramo de atividade, inclusive na familiar, é sempre danosa…é uma minoria querendo as “benesses” em detrimento de uma maioria…é a “pequenês” do ser humano, pensadno só no “seu umbigo”…e no tricolor mais querido do mundo não é diferente…oxalá o jurídico do clube esteja atento para obstar qualquer “chicanice” de última hora antes da presente eleição…e que vença o que realmente estiver pensando no clube como um todo, o que acho, infelizmente muito dificil com as duas candidaturas atuais…