São-paulino solitário protesta, mas web não perdoa folga em pleno Z-4

405
Portal R7
São Paulo tem 23 pontos e está na 19ª colocação do Campeonato Brasileiro

São Paulo tem 23 pontos e está na 19ª colocação do Campeonato BrasileiroEduardo Enomoto/R7

O São Paulo só volta a jogar em 9 de setembro e por isso decidiu dar dois dias de folga para seus jogadores. Até aí tudo bem para os torcedores, se não fosse a derrota no fim de semana e a penúltima colocação no Campeonato Brasileiro. Um único são-paulino esteve nesta terça-feira (29) na porta do Centro de Treinamento da Barra Funda para protestar, mas a internet não perdoou o planejamento antes da 23ª rodada.

Depois do triunfo do Vitória sobre o Coritiba, o São Paulo caiu para a 19ª colocação, com 23 pontos. O próprio time baiano é o primeiro fora do Z-4 e tem 25 pontos conquistados até aqui.

Torcedor cobra comprometimento no CT do São Paulo

Torcedor cobra comprometimento no CT do São Paulo Eduardo Enomoto/R7

O torcedor ouvido na tarde desta terça disse que o elenco precisa ter mais responsabilidade com o time. Segundo ele, os jogadores estão preguiçosos e não pegou nada bem a foto do zagueiro Arboleda com o meio-campo Cueva, em uma balada em Florianópolis, após o empate com o Avaí, na Ressacada.

“O Cueva só está tomando cerveja peruana lá. Manda ele embora. Ele não quer jogar”, disse. “O Dorival é outro que já está no pacote também. Não tem como. Os caras falam que o Rogério [Ceni] estava errado, eles estão louco. O Rogério é mito. O cara defende as cores do São Paulo. E queremos o Muricy como diretor. Tem que ser urgente. É um cara sério.”

Publicidade

O CT esteve fechado para a imprensa desde segunda-feira. Do lado de fora, foi possível observar a movimentação de funcionários do clube e também a chegada de Junior Tavares para tratamento de fisioterapia. Um treino em dois períodos está programado para quinta. Para se ter uma ideia, pela manhã, o líder Corinthians, que jogou no sábado, treinou na segunda e normalmente nesta terça – a folga está prevista para o fim de semana. O próximo compromisso do Timão é o clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, em 10 de setembro.

Na internet, as manifestações foram um tanto mais veementes e também tiveram como alvo Cueva. O camisa 10 tem 31 jogos e oito gols. No ano passado, foram 26 jogos e sete gols.

Lucas Pratto, um dos líderes do elenco, disse em entrevista à ESPN que o momento não é de exposição nas redes sociais ou mesmo em lugares públicos em respeito a todos. Não há uma orientação formal, mas é bom se preservar para evitar desgaste ainda maior que a posição na tabela de classificação do Brasileirão.

“Eu falo sempre com os meninos. Já tive conversas, não só no São Paulo: ‘cara, se você perde um jogo, não precisa ir para a balada hoje. Espera a próxima semana, você vai ter outro dia. Ganha o jogo, vai para a balada, tem o dia de descanso, faz o que você quiser. Mas respeita o momento. Respeita seu companheiro. Tem companheiro que volta triste para casa, com a família. Tem companheiros que são torcedores do time. Então, primeiro respeita seu companheiro, depois respeita o treinador, depois respeita o clube que você está, e aí a torcida.”

Ex-zagueiro do Tricolor, Ronaldão acredita que é importante cuidar da parte psicológica e dar tempo para os jogadores se recuperarem.

“Pelo que o time vem apresentando, não é merecido dar dois dias de folga aos jogadores, mas a comissão técnica sabe que é necessário também recuperar a parte psicológica. Essa folga é muito mais para recuperar a parte mental do que física”, disse Ronaldão, campeão mundial em 1992 e 1993. “No meu tempo era raro dois dias de folga. A gente costumava entrar em campo três vezes por semana. Não tínhamos tempo.”

*colaborou Leonardo Vallejo, estagiário do R7