São Paulo contrata ex-coordenador científico do Palmeiras para reduzir lesões

902

Altamiro Bottino, que deixou o rival há pouco menos de um mês, começa a trabalhar no Tricolor com missão de minimizar problemas médicos e acelerar a recuperação dos jogadores

ltamiro Bottino é o novo reforço do São Paulo. Dessa vez, não se trata de um atacante ou zagueiro, mas do ex-coordenador científico do Palmeiras. Demitido do rival há pouco menos de um mês, ele terá exatamente o mesmo cargo do outro lado do muro: coordenador científico.

Preocupado com o número de lesões que atingiram o elenco nos últimos anos, o diretor de futebol Vinícius Pinotti fechou a contratação do fisiologista e deu a ele a missão de reformular áreas do clube que interfiram clínica e fisicamente no grupo.

Altamiro Bottino começou a trabalhar no São Paulo nesta terça-feira (Foto: Cesar Greco / Fotoarena)

Altamiro Bottino começou a trabalhar no São Paulo nesta terça-feira (Foto: Cesar Greco / Fotoarena)

Publicidade

O São Paulo espera reduzir o número de lesões e o tempo de recuperação desses problemas, e também pretende adotar um tratamento mais individualizado para jogadores. Um dos alvos certos será o meia Lucas Fernandes, que encantou Dorival Júnior nos primeiros treinos, mas teve a ascensão freada mais uma vez por um problema muscular, dessa vez na coxa esquerda.

No Palmeiras, apesar da demissão, o trabalho de Bottino foi muito bem avaliado. Quando ele chegou, em janeiro de 2015, o clube padecia com lesões e recuperações muito longas. O coordenador participou ativamente das melhorias na infraestrutura da Academia de Futebol, vizinha do CT da Barra Funda. Hoje, o rival tricolor é considerado referência na recuperação.

Um exemplo recente é o meia Moisés, que operou o joelho esquerdo no fim de fevereiro e voltou a treinar com bola cerca de três meses antes do tempo previsto.

Em seu processo de reestruturação dos departamentos, o São Paulo também acertou a saída do fisiologista Rogério Neves. Marco Aurélio Melo, que era das categorias de base, mas já vinha trabalhando com o time principal desde o ano passado, continua como o principal profissional dessa área. É possível que a diretoria de futebol promova mais alguém de Cotia.

2 COMENTÁRIOS

  1. Espero que seja do nível dos profissionais que fizeram do SPFC uma referência desde 1991 e que infelizmente saíram, como Carlinhos e Dr Turibio. Em nome de uma “economia” que se mostrou nociva ao rendimento dos atletas e resultou em lesões seguidas de vários jogadores. Que acabe esse fim de feira que tem sido a preparação física do nosso tricolor.

  2. Muito bom nosso diretor estar olhando para este lado, faz tempo que o SPFC precisa se modernizar e voltar a ser referência no aspecto recuperação. Nosso Reffis sempre foi visto por todos como excelente e nos últimos tempos ficamos para trás também neste quesito.