Rodada favorável? São Paulo enfrenta rival direto, mas tem que melhorar fora

263

GloboEsporte.com

Vitória luta contra Z-4 no Brasileirão; também como visitantes, concorrentes pegam times do G-6.

Após o empate em 2 a 2 com a Ponte Preta, no sábado passado, o São Paulo bateu um recorde do clube no Campeonato Brasileiro por pontos corridos, desde 2003: ficar 11 rodadas na zona de rebaixamento. Mas, para sair do Z-4, o cenário da 24ª rodada parece favorável.

Três adversários na incômoda disputa jogarão fora de casa contra times que estão bem na competição, dentro do G-6, que classifica para a Libertadores: o Bahia (15º colocado, com 27 pontos) irá a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro; o Coritiba (16º, também com 27 pontos) terá o Palmeiras pela frente na capital paulista; a Chapecoense (18º, com 25 pontos) medirá forças contra o Grêmio, em Porto Alegre.

O São Paulo também jogará como visitante, mas contra o Vitória, que também luta contra a queda. O jogo será disputado no domingo, no Barradão, em Salvador, às 16h (de Brasília).

Publicidade

Dorival Junior quebra a cabeça para tirar o São Paulo do Z-4 (Foto: Marcelo Hazan)

Dorival Junior quebra a cabeça para tirar o São Paulo do Z-4 (Foto: Marcelo Hazan)

A matemática para o Tricolor deixar o Z-4 é a seguinte:

  1. Ganhar do Vitória
  2. Torcer por dois entre três dos seguintes resultados:
  • Derrota ou empate da Chapecoense (contra o Grêmio)
  • Derrota do Bahia (contra o Cruzeiro), tirando saldo de quatro gols
  • Derrota do Coritiba (contra o Palmeiras)

Para que a primeira parte desse cálculo aconteça, o São Paulo terá que melhorar seu desempenho como visitante. A equipe é a pior entre os 20 participantes do Brasileirão, com apenas cinco pontos conquistados em 12 partidas disputadas longe do Morumbi.

Fora, o Tricolor venceu apenas uma vez (4 a 3 sobre Botafogo, no estádio Nilton Santos), empatou duas vezes (Avaí por 1 a 1 e Sport por 0 a 0) e sofreu nove derrotas. Marcou 12 gols e sofreu 23. O aproveitamento é muito ruim: apenas 13,89%.

Vale lembrar que para a partida de domingo o técnico Dorival Júnior não poderá contar com duas peças que vinham jogando como titulares: o lateral-esquerdo Edimar e o volante Jucilei. O primeiro levou o terceiro cartão amarelo contra a Ponte Preta, enquanto o segundo foi expulso. A tendência é que Júnior Tavares e Gómez sejam os substitutos.

1 COMENTÁRIO

  1. Se depender dos concorrentes diretos e dos adversários estaremos rebaixados já que existe um consenso entre eles que querem que isso aconteça, inclusive até os nossos jogadores tem se esforçado pra cair.
    O que o São Paulo, tem que fazer é vencer jogos e parar de perder ou empatar com falhas individuais, não desperdiçar os jogos de “6 pontos”.
    Falta comprometimento de alguns jogadores e agora vejo que o Dorival Jr. não serve para esse atual momento do time.
    Espero que ele consiga bons resultados nos próximos três jogos, se não ele será demitido, não desejo isso mas é o que vai acontecer.