GloboEsporte.com – Marcelo Hazan
Campeonato Paulista de 1991. São Paulo x Palmeiras. Mais de 100 mil pessoas lotam o Morumbi. Em uma disputa de bola na intermediária, dois atletas rivais dividem uma bola com força para ganhar um lance. O jogo segue. Mas o palmeirense fica no chão, e o são-paulino de pé.
O Choque-Rei para, e o atleta do Verdão é substituído na maca. Posteriormente é constatado que a sua perna foi quebrada.
Houve fratura da tíbia e do perônio direitos do jogador, com previsões otimistas apontando para quatro meses de recuperação. O clássico terminou empatado sem gols, e o São Paulo avançou para a final do estadual.
Os protagonistas daquela jogada foram Raí, pelo São Paulo, e Dorival Júnior, pelo Palmeiras, que acabou levando a pior. Agora, o novo executivo de futebol do Tricolor reencontra o técnico no Morumbi. Eles trabalharão juntos para tornar o time forte em 2018.
Júnior, como era chamado o meia palmeirense nos tempos de jogador, não guarda qualquer mágoa de Raí. Pelo contrário. O agora técnico trata a jogada como um lance casual. Ele costuma repetir que tem respeito e carinho pelo novo chefe.
Dorival, aliás, brinca dizendo que nunca ganhou um título contra o ídolo, ex-meia do Tricolor, uma espécie de tabu. No início dos anos 90, o São Paulo vivia uma fase de glórias, enquanto o Palmeiras estava numa fila de títulos que acabaria em 1993, após quase 17 anos.
Em sua apresentação na sexta-feira, Raí também elogiou Dorival Júnior. Ele disse ter o desejo de conversar com o treinador para, desde o início da temporada, construir uma identidade de jogo, com estilo similar ao da história do clube.
– O Dorival é o treinador do São Paulo, não é só o meu treinador. Eu me dou muito bem com ele, acredito no trabalho e estou muito confiante. A confiança é total. Foi um ano conturbado, mas esse elenco não precisa de grandes mudanças. Vai crescer muito em 2018 – disse Raí.
Dorival está viajando de férias e tem contrato com o São Paulo até o fim de 2018. Raí iniciou nos últimos dias reuniões para conhecer os profissionais da estrutura de futebol e passou a se inteirar das negociações em andamento. O elenco profissional volta aos trabalhos no início de janeiro.
Confira duelos entre São Paulo e Palmeiras da época de Raí e Dorival:
30/4/89 – São Paulo 1 x 1 Palmeiras – Dorival foi expulso aos 32 do segundo tempo
5/11/89 – São Paulo 2 x 2 Palmeiras
15/4/90 – São Paulo 0 x 2 Palmeiras – Dorival entrou no segundo tempo
21/10/90 – São Paulo 1 x 2 Palmeiras
4/4/91 – São Paulo 0 x 0 Palmeiras
10/11/91 – São Paulo 4 x 2 Palmeiras – Dorival não jogou, e Raí fez um gol
1/12/91 – São Paulo 0 x 0 Palmeiras – Dorival quebrou a perna após disputa de bola com Raí