Corinthians x São Paulo: a final da Copa do Brasil Sub-20 em detalhes

1233

GloboEsporte.com

Pedro Venancio

Equipes começam a decidir o título do torneio neste sábado, na Arena Corinthians, a partir das 10h45. Timão quer conquista inédita, e Tricolor sonha em ser campeão pela terceira vez.

Corinthians e São Paulo começam a decidir neste sábado o título da Copa do Brasil Sub-20, e a disputa promete ser acirrada. O primeiro jogo acontece em Itaquera, às 10h45, e a decisão é no próximo sábado, no Morumbi, também às 10h45, ambos os jogos com transmissão em tempo real do GloboEsporte.com e ao vivo do Sportv. Os dois jogos serão disputados com torcida única e ninguém tem a vantagem do empate. Não há gol qualificado, e em caso de número de gols iguais nos 180 minutos, teremos pênaltis. Vamos então a um resumo do que cada time fez na competição.

As campanhas

Publicidade

Botafogo x Corinthians Copa do Brasil Sub-20 (Foto: Reprodução/SporTV)

Botafogo x Corinthians Copa do Brasil Sub-20 (Foto: Reprodução/SporTV)

O Corinthians chegou à final aos trancos e barrancos. Goleou o Boa Esporte por 9 a 1 na primeira fase, é verdade, mas depois passou nos pênaltis por Sport e Flamengo, com grandes atuações do goleiro Diego. Na semifinal, eliminou o Botafogo com uma vitória por 2 a 0 em casa e derrota por 1 a 0 fora. No total, são seis jogos, com três vitórias, dois empates e duas derrotas em sete jogos. Foram, ao todo, 16 gols marcados e seis sofridos, mas o número pode enganar, pois, como já foi citado, nove deles foram feitos contra o Boa Esporte.

São Paulo x Palmeiras Copa do Brasil Sub-20 (Foto: Reprodução/Twitter São Paulo)

São Paulo x Palmeiras Copa do Brasil Sub-20 (Foto: Reprodução/Twitter São Paulo)

O São Paulo também não teve facilidade para chegar à decisão, mas não precisou em nenhum momento disputar a vaga nos pênaltis. Perdeu dois jogos também, para Brasil de Pelotas e Vasco, mas derrotou a Chapecoense com facilidade fora de casa e passou pelo Palmeiras na semifinal. Disputou oito jogos, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Marcou, ao todo, 13 gols e sofreu oito, sendo seis do ataque do Vasco.

O histórico

O Corinthians busca um título inédito, enquanto o São Paulo quer a conquista pela terceira vez. Nas duas primeiras, em 2015 e 2016, o Tricolor derrotou Atlético-PR e Bahia na decisão.

Os artilheiros

No Corinthians, Nathan, centroavante ex-Nova Iguaçu, é o goleador com quatro gols. No São Paulo, Helinho já balançou a rede três vezes, assim como o zagueiro Rodrigo.

Como foram nos últimos torneios?

O Corinthians, campeão da Copinha de 2017, foi eliminado pelo Avaí nas oitavas de final em 2018. Boa parte do time é composto por jogadores campeões da Copa do Brasil Sub-17 em 1999 e vice no ano passado, como o meio-campista Fabrício Oya, o goleiro Diego, o lateral-esquerdo Carlos Augusto e o zagueiro Ronald.

O São Paulo é o atual vice-campeão da Copinha, tendo perdido a decisão para o Flamengo por 1 a 0. O Tricolor é ainda o atual tricampeão da Copa RS Sub-20 e o atual bicampeão da Taça BH Sub-17, com vários dos jogadores que estarão nesta final, além do técnico Orlando Ribeiro de Oliveira. Entre eles estão os meias Igor Gomes e Helinho, o atacante Antony e o zagueiro Walce.

Quem são os destaques de cada time?

Diego corinthians sub-20 (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)

Diego corinthians sub-20 (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)

No Corinthians, o goleiro Diego salvou o time em duas disputas por pênaltis, contra Sport e Flamengo. O meio-campista Fabrício Oya e o lateral-esquerdo Carlos Augusto já acumulam passagens por seleções de base, assim como o atacante Vitinho, que deverá ficar no banco de reservas. Olho também no zagueiro Ronald.

Helinho São Paulo (Foto: Igor Amorim / saopaulofc.net)

Helinho São Paulo (Foto: Igor Amorim / saopaulofc.net)

O São Paulo teve recentemente seis jogadores convocados para a seleção sub-20: o zagueiro Walce, o volante Luan, os meias Helinho e Igor Gomes e os atacantes Jonas Toró e Brenner, este último já com os profissionais e podendo descer para a decisão. Difícil apontar alguém individualmente, porque sobra talento na equipe.

Os reservas que podem decidir

Vitinho, atacante do Corinthians sub-20, marcou o gol que levou a disputa aos pênaltis contra o Flamengo (Foto: Rodrigo Coca)

Vitinho, atacante do Corinthians sub-20, marcou o gol que levou a disputa aos pênaltis contra o Flamengo (Foto: Rodrigo Coca)

No Corinthians, Vitinho, parceiro de Vinícius Júnior e Paulinho na seleção sub-15, teve papel importante na partida contra o Flamengo, na Gávea, marcando o gol que levou o jogo para os pênaltis no último minuto. O treinador Dyego Coelho também confia em nomes como Rael, que veio do Avaí após boa Copinha, e William, atacante que alia velocidade com boa finalização.

Geovane, do São Paulo, comemora o gol de empate contra o Palmeiras (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Geovane, do São Paulo, comemora o gol de empate contra o Palmeiras (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

No São Paulo, Danilo foi o talismã nos últimos jogos contra o Palmeiras. Sofreu o pênalti do gol da vitória por 1 a 0 no primeiro jogo e a falta do gol do empate por 1 a 1 no segundo. Geovane, campeão da Copa do Brasil Sub-17 de 2015 com o Vitória, é outro que tem entrado com frequência e foi o autor do gol da classificação para a final. O centroavante Fabinho é outra substituição frequente.

Quem são os treinadores?

Renan Areias e Dyego Coelho, sub-20 do Corinthians (Foto: Marcelo Braga)

Renan Areias e Dyego Coelho, sub-20 do Corinthians (Foto: Marcelo Braga)

No Corinthians, Dyego Coelho é o nome desde o fim da Copinha de 2017, com a subida de Osmar Loss aos profissionais (virou auxiliar-técnico e foi efetivado nesta terça-feira com a saída de Fábio Carille). Ex-jogador formado na base do próprio Corinthians, ele foi campeão mundial sub-20 com a seleção brasileira e atuou nos profissionais do Timão. Foi campeão paulista em 2003 e brasileiro em 2005. Ele tem apenas 35 anos.

Orlando Ribeiro técnico sub-20 São Paulo (Foto: Divulgação/São Paulo)

Orlando Ribeiro técnico sub-20 São Paulo (Foto: Divulgação/São Paulo)

No São Paulo, o comandante é Orlando Ribeiro, um ex-zagueiro que passou por Juventus, Ituano e Atlético-MG e tem 51 anos. Orlando chegou ao clube como observador em 2010 e foi crescendo, passou por todas as categorias até chegar no sub-20. Foi bicampeão da Taça BH Sub-17, em 2016 e 2017, e bicampeão paulista também sub-17 em 2015 e 2016.

Como serão as partidas?

A tendência é que o São Paulo tenha mais a posse de bola, pois tem uma equipe mais entrosada e um retrospecto recente melhor. O Corinthians tentará puxar os contragolpes com Fabrício Oya articulando as jogadas e tentando botar a dupla Rafinha-Bilu em boas condições de ganhar da defesa tricolor no mano a mano, finalizar ou servir Nathan, o centroavante.

Com a palavra, os meias

– Clássico é sempre bom de se jogar. Dá um incentivo a mais para nós, mobiliza a torcida. Espero que a equipe possa fazer um ótimo jogo e que a Fiel vá em peso à Arena Corinthians nos apoiar, como fez durante todo o campeonato – diz Fabrício Oya, do Corinthians.

– A expectativa é sempre grande e a melhor possível em um campeonato tão importante quanto a Copa do Brasil, ainda pegando um time que sempre fez grandes jogos com o São Paulo. É mais um clássico, mais um grande jogo, vai agregar muito para a nossa carreira e para o clube. Será muito importante pra gente se conseguirmos vencer o torneio, ainda mais sendo um clássico – afirma Igor Gomes, do São Paulo.

Prováveis escalações

Corinthians: Diego, Samuel, João Victor, Ronald e Carlos; Du, Renan Areias, Rafinha, Fabrício Oya e Rafael Bilu; Nathan. Técnico: Dyego Coelho

São Paulo: Júnior, Caio, Walce, Rodrigo e Weverson; Diego, Luan, Helinho, Igor Gomes e Jonas Toró; Gabriel Novais. Técnico: Orlando Ribeiro