Análise: desempenho do São Paulo sob o comando de Jardine acende sinal de alerta para 2019

592

GloboEsporte.com

Leandro Canônico

Em cinco jogos, Tricolor teve dois empates, duas derrotas e apenas uma vitória.

 

Publicidade

O São Paulo se despede do Campeonato Brasileiro com vaga assegurada na Libertadores de 2019 (mas não de forma direta para a fase de grupos), com uma sensação de frustração. De líder ao final do primeiro turno e candidato ao título, o Tricolor termina a temporada na quinta colocação e sem apresentar um futebol convincente.

A troca de comando, de Diego Aguirre para André Jardine, foi antecipada pensando na temporada do ano que vem. Mas o desempenho do atual treinador nos cinco jogos que teve no comando do time preocupa: dois empates, duas derrotas e apenas uma vitória, 33,3% de aproveitamento.

Veja abaixo os jogos com o treinador:

  • São Paulo 1×1 Grêmio
  • São Paulo 1×0 Cruzeiro
  • Vasco 2×0 São Paulo
  • São Paulo 0x0 Sport
  • Chapecoense 1×0 São Paulo

Melhores momentos de Chapecoense 1 x 0 São Paulo pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro

Melhores momentos de Chapecoense 1 x 0 São Paulo pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro

Nessa sequência sob o comando de André Jardine, o São Paulo teve duas faces: uma de um futebol mais ofensivo, como foi contra Cruzeiro e Sport, e outra apática, em especial contra Chapecoense e Vasco. Mas, de maneira geral, faltou repertório e poder decisão ao Tricolor.

O próprio André Jardine já disse que gosta de um time que propõe o jogo, que busca a vitória o tempo inteiro e deixa o adversário jogar pouco. Mas, para isso, é preciso ser forte nas finalizações, algo pouco mostrado pelo São Paulo nessa sequência. Foram apenas dois gols em cinco jogos – um deles, contra.

Na próxima temporada, por conta da classificação em quinto lugar no Brasileirão, o São Paulo terá dois mata-matas pela frente se quiser chegar à fase de grupos da Libertadores. A pressão começará cedo sobre André Jardine, que promete, por sua vez, forte cobrança aos jogadores.

As missões, porém, não passam só por Jardine. A diretoria também tem algumas, como:

  • Reforçar o elenco pontualmente, com experiência
  • E dar tranquilidade para a utilização dos jogadores de base

O São Paulo se reapresenta para a temporada de 2019 no dia 3 de janeiro. No dia seguinte, viaja para os Estados Unidos, onde fará a pré-temporada e participará da Florida Cup.

São Paulo terá de recuperar a confiança em 2019 — Foto:  Rubens Chiri / saopaulofc.net

São Paulo terá de recuperar a confiança em 2019 — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net