Reforços do São Paulo mesclam jovens apostas com atletas no auge

2064

Gazeta Esportiva

Igor Vinícius, Tiago Volpi, Pablo e Léo Pelé reforçam o São Paulo em 2019 (Fotos: Rubens Chiri/SPFC e Nelson Almeida/AFP)

A cinco dias para o fim do ano, o São Paulo já anunciou quatro contratações para a próxima temporada. Neste pacote, o clube mesclou a juventude de uma dupla que chega com status de aposta com a experiência de dois jogadores no auge de suas carreiras.

Emprestado pelo Ituano até o fim de 2019, Igor Vinícius se encaixa no primeiro perfil. Revelado pelo Santos, o lateral direito pertence ao Ituano, mas se destacou com a camisa da Ponte Preta na Série B do Campeonato Brasileiro.

Aos 21 anos, ele foi o quarto maior garçom da competição, com seis assistências. Natural de Sinop-MT, vem para resolver uma carência do elenco tricolor, ampliada com a saída de Éder Militão, cuja substituição ficou a cargo de Bruno Peres, que ainda não correspondeu às expectativas.

Publicidade

Um pouco mais conhecido, Léo Pelé é outro que chega sob a desconfiança de parte da torcida. Comprado do Fluminense por R$ 3 milhões, o lateral esquerdo assinou um contrato válido até o fim de 2022, após fazer uma boa temporada no Bahia.

Na torcida, o impacto da contratação causou divergências entre os que gostariam de um nome de peso para a posição e aqueles que deram um voto de confiança ao atleta de 22 anos. A tendência é que ele comece 2019 como reserva imediato de Reinaldo, já que Edimar deve ser negociado com outro clube.

São Paulo manda última proposta para o Santos para tentar contratação do lateral Victor Ferraz (Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Press)

Ambos os casos contrastam com o de Pablo, principal reforço do São Paulo até o momento. Adquirido junto ao Atlético-PR por R$ 26,5 milhões, o atacante foi contratado na melhor fase de sua carreira.

Em 2018, o jogador de 26 anos disputou 51 partidas e marcou 18 gols, sendo cinco deles na Copa Sul-Americana, da qual foi campeão e artilheiro. Desejo antigo do Tricolor, ele já chega com status de titular, o que obriga o técnico André Jardine a pensar em um novo esquema que contemple Diego Souza e Nenê.

A situação é parecida com a de Tiago Volpi, contratado por empréstimo até o fim do ano que vem. Fora do Brasil desde 2015, o goleiro deixa o país como ídolo do Querétaro, clube de porte mediano do futebol mexicano, mas com o qual conquistou o Apertura da Copa do México de 2016.

Diferentemente de Igor e Léo, ele chega sem contestação da torcida. No São Paulo, o arqueiro de 28 anos encontrará a concorrência especialmente de Jean. A tendência, porém, é que Volpi, pegador e batedor de pênaltis, inicie 2019 como titular.

O quarteto de reforços se apresentará junto com o elenco em 3 de janeiro, no CT da Barra Funda. No dia seguinte, o grupo viaja para os Estados Unidos, onde disputará a Copa Flórida em duelos com Eintracht Frankfurt-ALE e Ajax-HOL.