Cássio x Volpi: pegadores de pênaltis, goleiros tranquilizam Corinthians e São Paulo na decisão

140

GloboEsporte.com

Eduardo Rodrigues e Marcelo Braga

Empate no Majestoso leva a decisão da final do Paulistão para as penalidades

Cássio x Volpi: pegadores de pênaltis, goleiros tranquilizam Corinthians e São Paulo na decisão

infoesporte

Cássio e Tiago Volpi não fazem gols, mas foram os principais responsáveis para que Corinthians e São Paulo chegassem à final do Campeonato Paulista, disputada no próximo domingo, às 16h (de Brasília), em Itaquera.

Publicidade

A final terá transmissão ao vivo da TV Globo para os estados de SP e RS, com narração de Cleber Machado e comentários de Caio Ribeiro e Casagrande. SporTV e Premiere transmitem ao vivo para todo o Brasil com Milton Leite, Mauricio Noriega e Ricardinho. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos, a partir das 13h. O site também fará uma “live” logo após o jogo, com Cleber Machado, Caio e Casagrande, mostrando os melhores momentos, as entrevistas de jogadores e técnicos e a festa do campeão.

Os goleiros se destacaram a partir das quartas de final do Paulistão por defesas importantes e, principalmente, por serem decisivos nas disputas de pênaltis.

Cássio defendeu uma cobrança diante da Ferroviária e colocou o Corinthians na semifinal do torneio – o time do interior isolou outra cobrança. Contra o Santos, na semifinal, brilhou no tempo normal e deu sorte nas penalidades, já que Kaio Jorge e Victor Ferraz erraram.

Tiago Volpi, por sua vez, já não leva um gol há quatro partidas, e no duelo com o Palmeiras, pela semifinal, pegou os pênaltis de Ricardo Goulart e Zé Rafael e classificou o São Paulo. As defesas até fizeram o torcedor esquecer o seu pênalti cobrado e defendido por Fernando Prass.

O talento de ambos para defender pênaltis, porém, não é uma novidade na carreira dos atletas. Neste domingo, os dois trazem tranquilidade a Corinthians e São Paulo caso a disputa se encaminhe para as penalidades. Para isso, basta um novo empate por qualquer placar, já que o primeiro jogo terminou 0 a 0.

Embora eles não façam tanta questão que isso aconteça…

– Espero que o título saia no tempo normal. Se não for para os pênaltis, será melhor – avaliou Cássio.

– A gente está preparado para a decisão de pênaltis, isso vai ser trabalhado durante a semana, mas a gente espera que seja decidido no tempo normal – comentou Tiago Volpi.

Cássio

Cássio pega pênalti em Racing x Corinthians — Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni

Cássio pega pênalti em Racing x Corinthians — Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni

Com a defesa no pênalti de Thiago Santos, na disputa contra a Ferroviária, nas quartas de final, Cássio atingiu a marca de 17 pênaltis defendidos pelo Timão.

Ao todo, o Timão já passou por três disputas do tipo na temporada. Além das duas no Paulistão, a equipe segue viva na Sul-Americana graças ao goleiro. No fim de fevereiro, o Corinthians encarou o Racing, pela primeira fase da competição, e Cássio defendeu duas cobranças na Argentina.

Foram, portanto, 22 pênaltis contra Cássio em 2019. Ele defendeu dois contra o Racing, um contra a Ferroviária e viu os adversários desperdiçarem mais quatro.

Segundo Cássio, o estudo dos adversários é feito pelo seu preparador de goleiros, que hoje é Leandro Idalino. A comissão passa tudo mastigado para o jogador apenas no dia da partida.

– Não é algo de agora. Ainda quando era o Mauri (Lima, ex-preparador de goleiros), deixo mais a cargo dos treinadores de goleiros, eles cuidam dessa situação pra mim, me ajudam, me deixam bem a par do que pode acontecer, as características, os vídeos, para eu não perder o foco.

Tiago Volpi

Tiago Volpi defende pênalti em Palmeiras x São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Tiago Volpi defende pênalti em Palmeiras x São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Tiago Volpi se tornou um ídolo no Querétaro exatamente pelo seu bom desempenho nas penalidades. Nos quatro anos em que atuou no clube mexicano, defendeu 11 cobranças – quatro nas decisões por pênaltis e outras sete no tempo normal.

Recém chegado ao São Paulo, ele já mostrou desenvoltura e que pode ser um homem de confiança caso a partida se encaminhe para as penalidades.

Contra o Palmeiras, ele mostrou que estuda bastantes as cobranças dos adversários. Assim que o juiz apitou o fim do tempo normal, o goleiro Jean foi no vestiário e voltou para o campo com uma lista de batedores palmeirenses; ele “passou a limpo” as características dos atletas adversários.

A tática deu certo, e Volpi colocou o São Paulo na final ao defender as cobranças de Zé Rafael e Ricardo Goulart.

– Ali tem algumas referências de probabilidade, de cantos. Na hora não é uma certeza, até porque já aconteceu de um batedor bater 80% de um lado e chegar na hora e mudar. Sempre te ajuda a ter noção de ter segurança para ir para um lado – afirmou o goleiro.

Além de defender, Tiago Volpi também mostrou que pode ser o cobrador. Na mesma disputa com o Palmeiras, o goleiro se dispôs a bater a penalidade, mas errou. No México, chegou a colocar o Querétaro na final da Copa do México, em 2016, convertendo sua cobrança. De lá para cá, balançou as redes em outras quatro ocasiões.