GloboEsporte.com
Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan
O São Paulo pode se juntar a Palmeiras e Santos caso conquiste o título do Campeonato Paulista, neste domingo, a partir das 16h (de Brasília), diante do Corinthians, em Itaquera.
A final entre Corinthians e São Paulo terá transmissão ao vivo da TV Globo para os estados de SP e RS, com narração de Cleber Machado e comentários de Caio Ribeiro e Casagrande. SporTV e Premiere transmitem ao vivo para todo o Brasil com Milton Leite, Mauricio Noriega e Ricardinho. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos, a partir das 13h. O site também fará uma “live” logo após o jogo, com Cleber Machado, Caio e Casagrande, mostrando os melhores momentos, as entrevistas de jogadores e técnicos e a festa do campeão.
O Tricolor é o único dos três grandes que ainda não conseguiu eliminar o Corinthians dentro da arena alvinegra em uma competição mata-mata. Além disso, também é o único dentre os rivais que nunca venceu no estádio.
São Paulo nunca venceu o Corinthians na Arena — Foto: Marcos Riboli
Ao todo já são dez partidas, com sete vitórias corintianas e três empates. Nessa sequência, inclusive, há uma eliminação. Em 2018, as equipes se enfrentaram pela semifinal do Campeonato Paulista, e o São Paulo caiu nos pênaltis por 5 a 4 após ter perdido no tempo normal por 1 a 0.
O retrospecto corintiano em competições mata-mata dentro de sua arena, porém, pode ser uma esperança para o Tricolor. Desde que o estádio foi inaugurado, em 2014, o Corinthians já foi eliminado oito vezes (veja abaixo):
- 2015 – Guarani-PAR (Libertadores), Palmeiras (Paulistão) e Santos (Copa do Brasil)
- 2016 – Nacional-PAR (Libertadores), Audax (Paulistão)
- 2017 – Internacional (Copa do Brasil)
- 2018 – Colo-Colo (Libertadores) e Cruzeiro (Copa do Brasil)
Outro alento para o são-paulino vem do banco de reservas. Se o clube nunca derrotou o Corinthians na arena, o mesmo não se aplica ao técnico Cuca e a Vagner Mancini, coordenador que comandou a equipe durante o Paulistão e tem atuado como auxiliar nesse início de trabalho de Cuca.
Quando dirigiu o Palmeiras, em 2016, Cuca comandou a vitória alviverde por 2 a 0 e encaminhou o título do Brasileirão daquele ano. Já Mancini, à frente do Vitória, foi o protagonista da única derrota alvinegra em casa na campanha do título brasileiro de 2017.
Neste domingo, o São Paulo pode ser campeão mesmo sem vencer o rival. Isso porque o primeiro jogo foi 0 a 0, e qualquer novo empate leva a decisão para os pênaltis.