São Paulo deve ter rodízio de jogadores no Brasileirão; veja quem pode enfrentar o Bahia

663

GloboEsporte.com

 Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan 

Reinaldo, com 21 jogos na temporada, pode dar lugar ao lateral Léo; Tricolor entra em campo às 11h, no Morumbi, pela quinta rodada do Brasileirão.

O São Paulo deve iniciar neste domingo, diante do Bahia, às 11h (de Brasília), no Morumbi, pela quinta rodada do Brasileirão, um sistema de rodízio entre os titulares. O técnico Cuca avalia que alguns atletas estão desgastados devido ao ritmo intenso de jogos na temporada.

O jogo entre São Paulo e Bahia terá transmissão ao vivo no Premiere para todo o Brasil com narração de Milton Leite e comentários de Mauricio Noriega. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real, com vídeos, e faz uma “live” logo após o jogo, com análise dos melhores momentos e entrevistas de treinadores e jogadores.

Publicidade

– Não pode ter um time só de 11 e pronto. São ideias, manutenção. Não quer dizer que quem não está jogando não seja importante. Estamos preparando o time todo para ter condição de jogo, e rodando conforme tem necessidade. Temos jogadores com 15 ou 16 jogos jogados 90 minutos. Temos que ter cuidados com esses jogadores também – afirmou Cuca em entrevista coletiva na última sexta-feira.

Cuca deve promover sistema de rodízio no São Paulo — Foto: Marcelo Hazan

Cuca deve promover sistema de rodízio no São Paulo — Foto: Marcelo Hazan

Tiago Volpi foi quem mais vestiu a camisa do São Paulo nesta temporada. Dos 24 jogos oficiais do Tricolor em 2019 (o Torneio da Flórida não entra na contagem), o goleiro foi titular em 23. Ele só não atuou no confronto com o São Bento, pela fase de grupos do Paulistão, quando Jean foi o escolhido para começar.

Volpi não deve correr riscos de perder a vaga no duelo diante do Bahia. No entanto, o mesmo não se pode dizer de Reinaldo. Com 21 jogos e 1.765 minutos jogados, o lateral-esquerdo é o segundo jogador de linha com mais partidas do ano e pode dar lugar ao reserva Léo, com nove atuações.

Veja na tabela abaixo o ranking dos 11 que mais atuaram na temporada:

Os 11 que mais atuaram

JogadorNúmero de jogosMinutos jogados
Tiago Volpi232.070
Bruno Alves211.845
Reinaldo211.765
Arboleda191.620
Hudson191.559
Antony191.532
Everton171.206
Pablo151.332
Hernanes15899
Helinho12596
Nenê12516

Outro que pode descansar nesta quinta rodada é o atacante Everton. Com 17 partidas e 1.206 minutos em campo, ele é um dos que mostram maior desgaste físico durante os jogos. Nas finais do Paulistão, por exemplo, foi substituído por cansaço e câimbras. Além do aspecto físico, há chances de Everton perder lugar no time por opção técnica.

Se Everton de fato não jogar, um dos candidatos é Hernanes. O meia vem entrando bem quando sai do banco de reservas e afirmou em entrevista ao GloboEsporte.com durante esta semana que está apto para atuar durante os 90 minutos.

– Vamos crescer. Tem jogadores que fizeram três jogos, Toró, Pato, Hernanes entrando em melhor condição… Com entrosamento, eles vão evoluir. Certamente vai ter força de grupo. Em 15 dias vamos fazer cinco jogos – comentou Cuca.

Hernanes marcou o gol da vitória do São Paulo sobre o Fortaleza — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Hernanes marcou o gol da vitória do São Paulo sobre o Fortaleza — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

O sistema de rodízio do treinador ganhou destaque, principalmente, no título do Campeonato Brasileiro do Palmeiras de 2016. Na ocasião, Cuca foi algumas vezes questionado por essa característica.

– Demorou no futebol brasileiro para entender que tem de rodar. Em 2016, no Palmeiras, falavam que eu não repetia o time. Não tem necessidade de repetir, se todos estão treinando bem. Hoje é comum rodar o elenco. Com viagens e sequência de jogos, calendário apertado, se não rodar, estoura todo mundo – completou.

Com todas essas possibilidades, um time provável para domingo deve ter: Tiago Volpi; Hudson (Igor Vinícius), Bruno Alves, Walce e Léo (Reinaldo); Tchê Tchê, Liziero e Hernanes (Everton); Antony, Pato e Toró.