GloboEsporte.com
Marcelo Hazan
Volante cumpre marca de jogos e classificação do Lille para Liga dos Campeões rende dinheiro ao Tricolor. Repetição do feito na próxima temporada pode gerar lucro novamente.
O São Paulo vai lucrar cerca de 500 mil euros (aproximadamente R$ 2,2 milhões) com a classificação do Lille para a Liga dos Campeões. O clube do Morumbi tinha direito a esse dinheiro por um bônus acertado na venda de Thiago Mendes, transferido em 2017.
Se na próxima temporada Thiago Mendes permanecer no Lille e atingir a meta novamente, o São Paulo vai lucrar mais 500 mil euros. O volante, no entanto, se destacou nesta temporada e é alvo de outros clubes europeus.
O Atlético de Madrid, por exemplo, sinaliza proposta de 25 milhões de euros (cerca de R$ 110 milhões) – o Tricolor não acertou direito a porcentagem de uma venda futura, mas tem 0,5% por conta do mecanismo de solidariedade da Fifa, em caso de uma negociação internacional.
O bônus do São Paulo foi combinado da seguinte maneira: se Thiago Mendes atingisse um determinado número de jogos e o Lille garantisse um lugar na Liga Europa ou na Liga dos Campeões, o Tricolor receberia esse dinheiro.
No último domingo, o time de Thiago Mendes venceu o Bordeaux por 1 a 0 e confirmou vaga na Liga dos Campeões. A equipe é a vice-campeã do campeonato francês, atrás do campeão antecipado PSG.
Thiago Mendes, do Lille, em ação contra o PSG de Mbappé: volante bateu meta e renderá dinheiro ao São Paulo — Foto: AFP
Antes disso, no entanto, o Lille havia garantido ao menos um lugar na Liga Europa, o que já era suficiente para o São Paulo receber o bônus. Nesta temporada, Thiago Mendes fez 35 jogos, mesmo número do ano passado. Mas ainda restam duas rodadas para o fim do campeonato francês.
Na temporada 2017/2018, o Lille brigou para não ser rebaixado e escapou na última rodada. O time volta à Liga dos Campeões cinco anos após a última participação.