GloboEsporte.com
Leandro Canônico
Tricolor está há seis jogos sem vencer na temporada; nesse período, marcou apenas um gol.
Os desfalques atrapalham? Sim. A falta de ritmo de alguns jogadores também? Com certeza. Mas já passou da hora de o São Paulo mostrar mínima evolução, porque a impressão passada no empate por 0 a 0 com o lanterna Avaí, no último sábado, em Florianópolis, é de um time mal treinado.
Há seis jogos o São Paulo não vence (quatro pelo Campeonato Brasileiro e dois na Copa do Brasil). E há seis partidas o Tricolor apresenta os mesmos problemas: falta de criatividade, lentidão excessiva na transição, jogadores apáticos e um pífio aproveitamento ofensivo.
Nesses seis duelos sem vencer, o Tricolor fez apenas um gol. É muito pouco para um time que tem como objetivo brigar por algo importante no Campeonato Brasileiro. Veja o retrospecto recente:
- São Paulo 0x0 Bahia – Brasileirão
- São Paulo 0x1 Bahia – Copa do Brasil
- Corinthians 1×0 São Paulo – Brasileirão
- Bahia 1×0 São Paulo – Copa do Brasil
- São Paulo 1×1 Cruzeiro – Brasileirão
- Avaí 0x0 São Paulo – Brasleirão
Alexandre Pato lamenta chance desperdiçada pelo São Paulo diante do Avaí — Foto: Filipe de Andrade / Estadão Conteúdo
Antes da parada para a Copa América, o São Paulo tem mais um jogo para tentar mudar o clima e iniciar o período de treinamentos com a mínima paz. Será na quinta-feira, contra o Atlético-MG, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
Cuca está ciente de que o trabalho até agora não rendeu os frutos que ele imaginava. Longe disso. Mas a parada não pode servir apenas de muleta para acalmar a ira do torcedor, cansado de ver em campo um time apático, sem vontade e que parece não entender o momento do clube.
Cuca, técnico do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Lembrando que no retorno do Campeonato Brasileiro após a disputa da Copa América, o São Paulo terá um desafio gigante: o líder Palmeiras. Menos mal que o jogo é no Morumbi, porque na casa do rival o Tricolor nunca venceu. Em 2019, vale ressaltar, o São Paulo não venceu nenhum clássico.
Sem tempo para ajustar o time na medida que precisa até quinta-feira, para o duelo com o Atlético-MG, o desafio de Cuca no período de treinos será grande:
- Melhorar a transição para o ataque
- Encontrar uma maneira de criar melhor
- Recuperar Hernanes, fundamental para o time
- Sintonizar Pato com a situação do clube
- E definir uma sistema de jogo
Elenco para se recuperar no Brasileirão o São Paulo tem. Técnico de qualidade também. Mas assim como tem sido nos últimos anos, o peso dos anos sem título tem sido difícil de carregar.