GloboEsporte.com
Marcelo Hazan
Sete jogadores saíram, três foram afastados e outros três podem ser negociados. Tricolor contratou quatro e promoveu cinco atletas das categorias de base.
Rubens Chiri / saopaulofc.net
O mês de julho começou, e o São Paulo segue em reformulação. Atrás de um lateral (negocia com Adriano) e um centroavante a pedido do técnico Cuca, o clube passou por diversas mudanças no elenco: sete jogadores saíram, três foram afastados e outros podem ser negociados. Por outro lado, cinco atletas das categorias de base passaram a fazer parte do grupo principal.
Há praticamente seis meses, no dia 4 de janeiro, o São Paulo desembarcava nos Estados Unidos, onde disputou o Torneio da Flórida, para iniciar a pré-temporada. O clube tinha 30 jogadores sob o comando do técnico André Jardine, demitido após a eliminação na fase prévia da Copa Libertadores.
Veja abaixo o que mudou daquele grupo:
Goleiros: Jean, Júnior, Lucas Perri** e Tiago Volpi
Laterais: Bruno Peres*, Edimar, Igor Vinícius, Léo e Reinaldo
Zagueiros: Anderson Martins, Arboleda**, Bruno Alves, Lucas Kal** e Rodrigo
Volantes: Araruna, Hudson, Jucilei*, Liziero e Willian Farias
Meias: Everton, Everton Felipe, Helinho, Hernanes e Nenê*
Atacantes: Biro Biro, Brenner, Diego Souza, Gonzalo Carneiro (suspenso por doping), Pablo e Tréllez
- Em negrito os jogadores que saíram do São Paulo
- Em negrito e com um asterisco os atletas que estão liberados para sair, mas seguem no São Paulo
- Em negrito e com dois asteriscos os jogadores que estão no clube, mas podem ser negociados
Biro Biro (centro) saiu do São Paulo, Nenê está fora dos planos e Lucas Kal pode ser negociado — Foto: Marcelo Hazan
Depois das eliminações na Copa Libertadores (segunda fase), Copa do Brasil (oitavas de final) e do vice-campeonato Paulista, aquele grupo do São Paulo sofreu mudanças:
- sete jogadores saíram: Edimar, Rodrigo, Araruna, Biro Biro, Brenner, Diego Souza e Tréllez
- três estão liberados para sair: Jucilei, Bruno Peres e Nenê
- um está suspenso por doping: Gonzalo Carneiro
- três poderão ser negociados: Lucas Perri (retornou de empréstimo do Crystal Palace), Arboleda (o próprio zagueiro admitiu que há boa possibilidade de sair) e Lucas Kal (zagueiro não tem espaço no elenco e poderá ser emprestado para ganhar rodagem)
Antony é o principal destaque de Cotia e eventualmente pode sair na janela internacional. Mas não está incluído na lista, porque o São Paulo sinalizou nos bastidores, por meio do presidente Leco, e publicamente, com Raí, que só vai vendê-lo pelo pagamento da multa de 50 milhões de euros.
No primeiro semestre de 2019, os técnicos André Jardine, Vagner Mancini e Cuca comandaram o time. Além disso, o coordenador de preparação física Carlinhos Neves pediu demissão durante a parada para a Copa América.
Tchê Tchê, Vitor Bueno e Hernanes no São Paulo — Foto: Marcelo Hazan
Por outro lado, novos jogadores apareceram no elenco do São Paulo. Foram contratados mais quatro atletas, e mais cinco garotos da base passaram a fazer parte do grupo.
- Reforços: Tchê Tchê, Vitor Bueno, Calazans e Alexandre Pato.
- Promovidos da base: Walce, Toró, Morato, Gabriel Sara e Diego (os dois últimos em observação) – Antony, Luan e Igor Gomes iniciaram a trajetória no profissional em 2018.
Toró passou a ter chances nos profissionais com a chegada de Cuca — Foto: Neto Bonvino/Bento TV
Em meio ao processo de remontagem para o segundo semestre, Cuca comanda o período de treinos no CT da base, em Cotia, onde o grupo está concentrado. Os trabalhos são fechados para a imprensa.
A expectativa do treinador antes da paralisação para a Copa América era de que o time melhoraria após três semanas de atividades, até a volta do Brasileirão, contra o líder Palmeiras, no dia 13 de julho, no Morumbi.
Quando retornar aos jogos, o São Paulo provavelmente terá um elenco mais jovem e de perfil diferente. Neste momento, 14 atletas do grupo foram formados em Cotia. São eles:
- Lucas Paes
- Júnior
- Lucas Kal
- Walce
- Morato
- Luan
- Liziero
- Hernanes
- Igor Gomes
- Toró
- Antony
- Helinho
- Gabriel Sara
- Diego