GloboEsporte
Thiago Benevenutte
Veja entrevista coletiva do técnico após vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo.
O São Paulo venceu o Botafogo nos acréscimos por 2 a 1, neste sábado, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, e agradou ao técnico Cuca pelo desempenho em campo no Estádio Nilton Santos.
Em entrevista coletiva após a partida, Cuca elogiou o bom jogo do São Paulo realizado fora de casa.
– Somamos seis pontos em cima de um grande que é o Botafogo. Começamos o turno com pé direito, subimos duas posições. Claro que falta a rodada de hoje e amanhã. É um jogo importante. Quarta precisamos muito do apoio do torcedor contra o Goiás e no fim de semana voltamos aqui ao RJ contra o Flamengo no sábado. A vitória dá confiança maior. Saber que temos potencial e estamos evoluindo – comentou o treinador.
– No geral, o time foi bem e acabou premiado com gol no fim – completou.
Cuca no banco de reservas em Botafogo x São Paulo — Foto: André Durão
O São Paulo venceu com gols de Hernanes e Pablo, mas, mais uma vez, o posicionamento de Daniel Alves em campo foi abordado na entrevista – neste sábado, o camisa 10 alternou entre a faixa central do meio-campo e o lado direito. Cuca reforçou que só vai utilizá-lo na lateral direita em casos pontuais.
– Ele jogou contra o CSA na lateral. Hoje na meia, uma parte do jogo fez o quarto homem pela direita. Na medida que vamos sentindo o jogo vamos posicionando ele mais útil para o time. Como hoje: Botafogo marcando muito e ele com boa visão de jogo, finalizações, profundidade. É um processo natural. Quando veio ao São Paulo veio querendo jogar na meia, é a posição que vamos usar. E quando tiver necessidade vamos usar na lateral como no jogo passado – explicou o técnico.
Com a vitória, o São Paulo subiu para 35 pontos e se colocou novamente na briga por uma vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro . O Tricolor volta a campo na próxima quarta-feira para enfrentar o Goiás, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi, pela 21ª rodada.
Melhores momentos de Botafogo 1 x 2 São Paulo pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Veja mais tópicos da coletiva de Cuca
Análise do jogo
– Achei um primeiro tempo equilibrado. Saímos na frente, teve uma bola na trave que correu em cima da linha. nos acréscimos o Botafogo empatou numa jogada individual do João Paulo. É uma ducha para ir ao vestiário acalmando os ânimos e renovar os mesmos para buscar o resultado. Jogamos o segundo tempo para vencer. Demos poucas chances ao Botafogo e criamos chances. Finalizamos mais do que o adversário mesmo fora de casa. Hoje nos tornamos o melhor visitante. Temos 17 pontos. Falta uma melhora nos resultados em casa. Merecemos vencer principalmente pelo que produzimos na segunda etapa. No final acabamos recebendo essa vitória que cabe muito bem nessa retomada de turno.
Daniel Alves e Hernanes juntos
– Enxergamos e colocamos num jogo fora de casa. Lógico que não vai ter uma uma supermarcação. Vai ficar com deficiência defensiva, são jogadores de qualidade no ataque. Não são pegadores. Então faz alguma contenção com terceiro zagueiro. No segundo tempo mudamos e o time encaixou melhor. O Reinaldo fez um grande partida, participou de lances importantes. No geral o time foi bem e acabou premiado com gol no fim.
Início de jogo no 3-5-2
– Trabalhamos os sistemas, não era o ideal, vimos que poderia melhorar o time e mudamos, melhoramos a compactação no segundo tempo mais forte, com intensidade. Jogamos no final com Tchê Tchê de volante, dois meias e três atacantes. Queríamos vencer. Podemos melhorar. Hoje enaltecer um bom jogo da equipe. Venceu. Não é fácil vencer o Botafogo aqui. São poucas, e fomos uma delas.
Desfalques para seleções (Dani Alves e Antony)
– Normal. É a nossa cultura. Tem de entender que é assim. Por isso privilegia elenco, tenta treinar o elenco de forma homogênea. No mês que vem temos sete jogos. Natural ter desfalques, vai ter jogador suspenso, com lesão. Por isso a força de elenco. A data Fifa só vai ficar correta quando tiver calendário de acordo com futebol europeu. Sempre falei isso. Poderia fazer calendário de acordo com o futebol europeu. A Argentina faz isso. Em junho e julho teria férias, e mais dez dias em dezembro, natal e ano novo. Seria mais férias ao jogador e estaria no processo natural da Europa. Podiam dar uma pensada nisso. Sei que envolve estadual, mas podia pensar nisso também.