Como será estruturado o sorteio da Libertadores 2020

1421

Na próxima terça-feira (17) em evento que ocorrerá na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) situada em Luque, no Paraguai, ocorrerá o sorteio para determinar os confrontos da fase anterior aos grupos e a construção dos mesmos na Copa Libertadores 2020.

Até o momento, sabe-se de 43 dos 47 times que participam da edição do próximo ano na Liberta levando em conta as duas etapas eliminatórias e os pré-classificados a fase de grupos.

Pelos problemas de paralisação mediante a protestos e problemas de segurança nos dois países, enquanto a Copa Chile e o campeonato nacional foram encerrados de maneira precoce, na Bolívia o calendário está sendo “recuperado”, tendo previsão de término da competição apenas no dia 29 de dezembro.

A única limitação existente no sorteio em relação aos grupos seria de que equipes do mesmo país não podem ser colocadas na mesma chave com exceção daquelas que podem vir da etapa chamada de “Pré-Libertadores”. Além disso, o sorteio das eliminatórias pré-grupos serão feitos de maneira simples com o Pote 1 e o Pote 2 das respectivas etapas onde os integrantes de um pote enfrentarão apenas adversários do outro pote sem nenhuma barreira de confronto.

Publicidade

As equipes que ainda estão com potes indefinidos serão delimitadas com a atualização de ranking que será feita pela Conmebol nessa segunda-feira (16).

Confira todos os qualificados ao sorteio:

Fase de Grupos

Pote 1 (cabeças de chave): Boca Juniors, Flamengo, Grêmio, Nacional, Olimpia, Palmeiras, Peñarol e River Plate;

Pote 2: Bolívar, Colo-Colo, Independiente del Valle, Libertad, Racing, São Paulo, Santos, Universidad Católica ou Bolívia 2;

Pote 3: Alianza Lima, América de Cali, Athletico-PR, Caracas, Delfín, Junior Barranquilla, Universidad Católica ou Tigre ou Bolívia 2, LDU ou Estudiantes de Mérida ou Bolívia 2;

Pote 4: Binacional, Central Córdoba ou Estudiantes de Mérida ou Bolívia 2, Defensa y Justicia, Tigre ou Estudiantes de Mérida ou Bolívia 2 além de quatro classificados que virão da segunda fase da Pré-Libertadores.

Segunda fase da Pré-Libertadores

Pote 1: Atlético TucumánCerro Porteño, Corinthians, Deportivo Táchira, Internacional, Palestino ou Chile 4 ou Bolívia 3, Sporting Cristal, Tolima ou Chile 4 ou Bolívia 3;

Pote 2: Cerro Largo, Independiente Medellín, Macará, Palestino ou Chile 4 ou Bolívia 3, Tolima ou Chile 4 ou Bolívia 3 além de três times da primeira fase da Pré-Libertadores

Primeira fase da Pré-Libertadores

Pote 1: Barcelona de Guayaquil, Guaraní, Universitário ou Bolívia 4;

Pote 2: Carabobo, Progreso, Universitário ou Bolívia 4.

LEIA TAMBÉM: