Líder em projeto de basquete é o nome para substituir Raí no São Paulo se ídolo sair do futebol

336

GloboEsporte

André Hernan e Marcelo Hazan

Líder em projeto de basquete é o nome para substituir Raí no São Paulo se ídolo sair do futebol.

Raí dificilmente ficará na liderança do futebol do São Paulo em 2020. A tendência é que o ídolo não continue no cargo, em meio à pressão por mudanças de grupos políticos aliados ao presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. Se a saída do dirigente for confirmada o nome para substituí-lo no São Paulo é Carlos Belmonte Sobrinho. A informação foi publicada inicialmente pelo “Lance!”.

Publicidade

Atualmente diretor geral do São Paulo, Belmonte foi o líder do projeto de basquete profissional masculino do clube. O time criado no fim de 2018 disputa o Novo Basquete Brasil (NBB). O sucesso da equipe na modalidade rendeu pontos ao diretor no clube.

Belmonte é aliado de Leco e, se confirmado no cargo, seria um conselheiro não remunerado à frente do departamento de futebol. Os grupos políticos da base da gestão cobram do presidente desde o primeiro semestre uma reestruturação profunda no futebol, o que seria uma missão do possível novo diretor.

Essa tendência de troca dificilmente será mudada mesmo em caso de classificação do São Paulo para a fase de grupos da Libertadores – o time enfrentará o Internacional, nesta quarta-feira, no Morumbi.

Apesar da provável saída de Raí do comando do futebol não está descartada a possibilidade de o ídolo ocupar alguma outra função no clube. Essa opção está aberta. Nos bastidores não há certeza sobre qual seria a vontade de Raí a respeito disso.

De qualquer maneira, tanto a troca no comando do futebol quanto a possível permanência (ou não) do ídolo em um novo cargo deverão ser definidos nos próximos dias, provavelmente depois do fim do Brasileirão.

Raí dificilmente seguirá no comando do futebol do São Paulo em 2020 — Foto: Marcelo Hazan

Há algumas semanas o caminho citado para a saída de Raí é a não renovação do contrato válido até o fim de dezembro, no intuito de tentar encerrar o ciclo do ídolo de forma amigável.

Em meio à possível mudança no departamento, a ideia inicial no São Paulo seria manter o gerente executivo de futebol Alexandre Pássaro, responsável pelas negociações, e o diretor-adjunto Fernando Bracalle Ambrogi, o Chapecó, em seus respectivos cargos.

Se a troca for confirmada, a continuidade ou não do técnico Fernando Diniz também seria avaliada. O futuro do treinador passa também por conseguir ou não a classificação para a fase de grupos da Libertadores. Seu contrato não tem prazo de validade nem multa rescisória.

Em meio à disputa eleitoral para presidente em 2020, Leco não pode ser candidato à reeleição e o nome de Belmonte lhe agradaria para a sua sucessão, caso o diretor queira concorrer. Mas o conselheiro favorito na situação é Julio Casares, embora o próprio não se confirme neste momento como candidato.

Onde assistir

O jogo entre São Paulo e Internacional terá transmissão da Rede Globo para RS, SP, SC, PR, GO, TO, MS, MT, BA, AL, PE e PA, com narração de Cleber Machado e comentários de Casagrande. O Premiere transmite para todo o Brasil, com narração de Jota Júnior e comentários de Alexandre Lozetti.

GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos exclusivos, e transmite ao vivo as entrevistas pós-jogo dos dois times.