Guia do Paulistão 2020: tudo o que você precisa saber sobre o torneio

304

GloboEsporte

Conheça os destaques e veja como os 16 clubes iniciam a competição nesta quarta-feira.

Infoesporte

O Campeonato Paulista começa nesta quarta-feira com a promessa de ser um dos mais equilibrados dos últimos anos. Três dos quatro grandes clubes do estado trocaram de técnico na virada do ano. Eles ainda ganham a companhia do Bragantino, novo milionário do futebol brasileiro.

Publicidade

Além de buscar Tiago Nunes no Athletico-PR para dirigir a equipe, o atual tricampeão Corinthians foi quem mais investiu. Destaque para a chegada do atacante Luan, ídolo do Grêmio e campeão da Libertadores em 2017.

Sem reforços até o momento e com o elenco em reformulação, o Palmeiras aposta no retorno do técnico Vanderlei Luxemburgo, quatro vezes campeão paulista pelo clube (1993, 1994, 1996 e 2008). Depois de tanto a torcida pedir, os garotos da base passarão a ter mais espaço.

O Santos também gastou pouco na chegada de novos jogadores e confia em mais um estrangeiro para sentar no banco de reservas. O português Jesualdo Ferreira substitui Jorge Sampaoli, vice-campeão brasileiro.

O São Paulo não contratou e manteve o técnico Fernando Diniz. Mergulhado em uma crise financeira, o Tricolor acredita em uma reação do elenco milionário liderado por Daniel Alves, Hernanes e Alexandre Pato.

campeões títulos Campeonato Paulista — Foto: Infoesporte

campeões títulos Campeonato Paulista — Foto: Infoesporte

Os grupos do Paulistão 2020:

  • Grupo A: Água Santa, Oeste, Ponte Preta e Santos
  • Grupo B: Botafogo, Novorizontino, Palmeiras e Santo André
  • Grupo C: Inter de Limeira, Ituano, Mirassol e São Paulo
  • Grupo D: Bragantino, Corinthians, Ferroviária e Guarani

Regulamento

O Paulistão começa em 22 de janeiro e termina em 26 de abril.

Na primeira fase, os times enfrentam adversários de outros grupos, e os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final. Os dois com menos pontos, independentemente do grupo, cairão para a Série A2. Os classificados entre a nona e a 14ª posição vão disputar o Troféu do Interior.

As quartas de final começam em 5 de abril. O primeiro colocado do Grupo A enfrenta o segundo do B, enquanto o primeiro do B pega o segundo do A. A ordem se repete para as chaves C e D.

A partir das semifinais (início previsto para 12 de abril), os confrontos serão definidos pela soma de pontos de todas as fases anteriores. O dono da melhor campanha duela contra o pior. O segundo melhor encara o terceiro.

Inscrições

Cada clube poderá inscrever 26 jogadores. Os times ainda terão à disposição uma “lista B” com número ilimitado de atletas formados nas categorias de base. Os requisitos são:

  • Possuir 16 anos completos ou nascidos até 1999;
  • Estar registrado no clube ininterruptamente há 12 meses;
  • Ter atuado em uma competição de base da FPF em 2019.

As equipes terão até 6 de março para inscrever jogadores na primeira fase. Em 3 de abril, encerra-se o prazo para a troca de quatro atletas para a disputa das quartas de final. A “lista B” poderá ser alterada a qualquer momento.

Árbitro de vídeo

Pelo segundo ano consecutivo, a Federação Paulista de Futebol recorrerá à tecnologia para auxiliar a arbitragem nas decisões de campo. As imagens serão utilizadas a partir das quartas de final.

Veja abaixo uma análise dos times do Paulistão:

 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

Santos

Jesualdo Ferreira chegou para o lugar de Sampaoli — Foto: Guilherme Dionízio

Jesualdo Ferreira chegou para o lugar de Sampaoli — Foto: Guilherme Dionízio

Campeão paulista pela última vez em 2016, o Santos apostou na manutenção de boa parte do elenco para 2020. O Alvinegro contratou somente dois jogadores: o atacante Raniel, em troca com o São Paulo por Vitor Bueno, e o lateral-direito Madson, em troca com o Grêmio por Victor Ferraz.

Na era Jorge Sampaoli, o clube gastou R$ 77,5 milhões em contratações, mas neste ano será diferente. A ideia é apostar no trabalho do técnico português Jesualdo Ferreira e nas novas joias da base, como Kaio Jorge.

Jogadores importantes do elenco deixaram o Santos neste início de temporada: além de Victor Ferraz, saíram o goleiro Vanderlei (para o Grêmio), o zagueiro Gustavo Henrique (para o Flamengo) e o lateral-esquerdo Jorge (retornou ao Monaco).

  • Time-base: Everson; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Carlos Sánchez; Marinho, Sasha e Soteldo.
  • Principal contratação: Jesualdo Ferreira. O técnico português é a grande esperança do Peixe para a temporada. Aos 73 anos, ele chega com a missão de dar continuidade ao trabalho de Jorge Sampaoli e alcançar títulos. O contrato é de um ano.
  • Estrela do time: Carlos Sánchez. O camisa 7 foi um dos principais destaques do Peixe em 2019. O meia marcou 19 gols em 57 jogos e se tornou o segundo maior artilheiro estrangeiro da história do clube, atrás apenas de Copete.
  • Ponto forte: Entrosamento. O time terminou o Brasileirão com a melhor campanha de um segundo colocado na era dos pontos corridos da competição. Essa base do elenco foi mantida para 2020.
  • Ponto fraco: Falta de reposição. Em 2019, o time sofreu com a falta de opções à altura do time titular em datas Fifa. Neste ano, a situação poderá se repetir, já que o clube perdeu jogadores e ainda não repôs.

Água Santa

Luis Ricardo vai disputar o Paulistão pelo Água Santa — Foto: Água Santa

Luis Ricardo vai disputar o Paulistão pelo Água Santa — Foto: Água Santa

O Água Santa fará sua segunda participação na elite do Paulistão. A primeira foi em 2016, quando o time acabou rebaixado. Neste ano, porém, o presidente Paulo Siqueira diz que a equipe é mais competitiva e madura, mas o objetivo principal continua sendo evitar o rebaixamento.

Para conquistar o objetivo, o Netuno contratou o ex-jogador Marcos Assunção como diretor. Ele auxiliou na montagem da equipe. O clube manteve alguns jogadores do ano passado e contratou outros dez. Destaque para dois veteranos: o lateral-direito Luis Ricardo (ex-São Paulo) e o atacante Felipe Azevedo (ex-América-MG).

  • Time-base: Giovanni; Luis Ricardo, Andrés (Walisson Maia), Naylhor e Wellington Reis; Fabrício (Abner), João Vitor e Pio; Tiago Marques (Dinei), Robinho (Luan Dias) e Felipe Azevedo. Técnico: Fernando Marchiori.

Oeste

Mazinho, o "Messi Black", continua sendo a estrela do Oeste — Foto: Jefferson Vieira/ Oeste FC

Mazinho, o “Messi Black”, continua sendo a estrela do Oeste — Foto: Jefferson Vieira/ Oeste FC

Fora do mata-mata em 2019, o Oeste tenta reagir em 2020. Para isso, o Rubro-Negro segue apostando em uma parceria com o Corinthians que garante ao time de Barueri um pacotão de jogadores pouco aproveitados no Timão. São os casos do goleiro Caíque França, do volante Mantuan, dos meias Fabrício Oya e Rael e do atacante Matheus Matias.

O Oeste manteve a base da última Série B, mas perdeu para o futebol japonês seu maior destaque, o atacante Fábio, vice-artilheiro da competição, com 15 gols. Para compensar, o clube renovou com Mazinho, o “Messi Black”, e se reforçou com o atacante João Paulo, revelado pelo São Paulo. Renan Freitas, que segue como técnico, ainda poderá contar com revelações da Copinha, como o atacante Wellinton.

  • Time base: Caíque França; Walace Bonilha, Renan Fonseca, Sidimar (Bruno Bispo) e Salomão (Alisson); Betinho (Lídio), Matheus Jussa, Mazinho e Fabricio Oya (Matheus Oliveira); Bruno Gonçalves e Roberto (Welliton). Técnico: Renan Freitas.

Ponte Preta

Apodi disputará o Paulistão pela Ponte Preta — Foto: PontePress/LuizGuilhermeMartins

Apodi disputará o Paulistão pela Ponte Preta — Foto: PontePress/LuizGuilhermeMartins

Após um 2019 para esquecer, com campanhas decepcionantes e crise política, a Ponte tenta navegar por águas mais calmas. A gestão do presidente Sebastião Arcanjo criou um colegiado para tocar o futebol e apostou na manutenção do técnico Gilson Kleina. Já o elenco passou por uma profunda reformulação.

Entre os remanescentes, destaque para o goleiro Ivan, promessa que está na mira do Milan, e o atacante Roger, artilheiro do time no ano passado. A serviço da seleção brasileira no Pré-Olímpico, Ivan vai perder o início de Paulistão. De 13 contratações, os principais nomes são o ponta Apodi, o zagueiro Cléber Reis e o meia João Paulo.

  • Time-base: Ivan; Jeferson, Wellington Carvalho, Henrique Trevisan e Guilherme Lazaroni (Yuri); Dawhan, Camilo (Bruno Reis) e João Paulo; Apodi, Bruno Rodrigues e Roger. Técnico: Gilson Kleina.
 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

Palmeiras

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Palmeiras — Foto: César Greco/Ag.Palmeiras

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Palmeiras — Foto: César Greco/Ag.Palmeiras

Em meio a uma nova política de contenção de gastos, o Palmeiras mudou sua atuação no mercado em relação aos últimos anos: fez uma limpa de jogadores que não estavam mais nos planos e não contratou ninguém.

Em vez de se reforçar com nomes de outros clubes, a diretoria apostou na promoção de garotos que vinham se destacando nas divisões de base, como o atacante Gabriel Veron e os volantes Patrick de Paula e Gabriel Menino.

A ideia da comissão de Vanderlei Luxemburgo (outra novidade para 2020) é contar com um grupo de 30 jogadores já no Campeonato Paulista, competição que o clube não conquista desde 2008, quando era justamente Luxemburgo o treinador.

  • Time-base: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Bruno Henrique, Patrick de Paula (Gabriel Menino) e Lucas Lima; Dudu, Raphael Veiga e Luiz Adriano.
  • Principal contratação: não houve contratação.
  • Estrela do time: Dudu. Em sua sexta temporada com a camisa alviverde, o atacante é o jogador do elenco com maior número de atuações.
  • Ponto forte: Manutenção da espinha dorsal do time, que em 2020, sob comando do técnico Vanderlei Luxemburgo, pretende jogar um futebol com mais posse de bola.
  • Ponto fraco: Defesa ainda desajustada. Luxemburgo quer Felipe Melo como zagueiro, uma mudança que ainda pode levar um tempo de adaptação.

Botafogo

Darley em treino do Botafogo — Foto: Luan Porto/Agência Botafogo

Darley em treino do Botafogo — Foto: Luan Porto/Agência Botafogo

O Pantera inicia a temporada sem a mesma expectativa do ano passado, quando o clube vivia a empolgação da volta à Série B do Brasileiro, além da criação da empresa Botafogo S/A para gestão do futebol. Um ano depois, o clube começa 2020 tumultuado, com troca de presidente e divergências entre torcedores e conselheiros com a gestão da S/A.

Esses problemas extracampo e algumas dívidas antigas impediram o Bota de investir alto. A base de 2019 foi desfeita. O principal destaque, o goleiro Darley, ficou. Entre as novidades para o novo ano, o técnico Wagner Lopes é quem mais empolga os torcedores, que lembram da campanha que o Pantera fez em 2014 sob o comando dele. Na ocasião, o Tricolor de Ribeirão Preto chegou às quartas de final após barrar o Corinthians na primeira fase e só caiu nos pênaltis para o Ituano, que viria a ser o campeão estadual.

  • Time-base: Darley; Val, Reginaldo, Didi e Guilherme Romão (Gilson); Ferreira, Willian Oliveira, Murilo e Murilo Oliveira; Gustavo Henrique (Rafinha) e Diego Cardoso. Técnico: Wagner Lopes.

Novorizontino

Thiago Ribeiro é apresentado no Novorizontino — Foto: Thiago Carvalho/Grêmio Novorizontino

Thiago Ribeiro é apresentado no Novorizontino — Foto: Thiago Carvalho/Grêmio Novorizontino

Classificado para o mata-mata nas últimas três temporadas, o Novorizontino aposta em nomes conhecidos dos torcedores para fazer mais uma boa campanha. Será a quinta vez seguida que o Tigre estará no grupo do Palmeiras. Nomes como Edson Silva, Bruno Aguiar, Felipe Marques e Everton Sena trouxeram experiência para a equipe, que volta a ser comandada por Roberto Fonseca.

O destaque para o estadual é o atacante Thiago Ribeiro, ex-Santos, São Paulo e Atlético-MG. O atleta, de 33 anos, foi campeão da Série B pelo Bragantino e surge como grande nome do Tigre.

  • Time base: Gustavo; Felipe Rodrigues, Willian Formiga, Edson Silva e Everton Sena; Léo Baiano, Vinicius Kiss e Elvinho; Thiago Ribeiro, Capixaba e Guilherme Queiroz. Técnico: Roberto Fonseca.

Santo André

Paulo Roberto, ex-Brasil-RS, vai dirigir o Santo André — Foto: Carlos Insaurriaga / GE Brasil

Paulo Roberto, ex-Brasil-RS, vai dirigir o Santo André — Foto: Carlos Insaurriaga / GE Brasil

Atual campeão da Série A2, o Santo André manteve dez atletas da temporada passada e contratou outros 20 nomes, com média de idade de 27 anos.

O clube também confia na experiência do técnico Paulo Roberto Santos para manter o time na elite, além do entrosamento do comandante com alguns atletas com quem trabalhou no São Bento e no Brasil-RS. São os casos de Henal, Ricardo Luz, Branquinho, Douglas Baggio, Fernandinho, Dudu Vieira e Guilherme Garré.

  • Time-base: Henal (Fernando Henrique); Ricardo Luz, Luizão, Heliton (Rodrigo) e Julinho; Nando Carandina, Jocinei (Rondinelly), Dudu e Vitinho; Douglas Baggio e Ramon (Ronaldo). Técnico: Paulo Roberto Santos.
 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

São Paulo

Daniel Alves em treino do São Paulo — Foto: Reprodução Twitter São Paulo

Daniel Alves em treino do São Paulo — Foto: Reprodução Twitter São Paulo

O São Paulo manteve o elenco de 2019. O clube contratou três jogadores que estavam emprestados (e faziam parte do grupo): Tiago Volpi, Vitor Bueno e Igor Vinícius. Sem dinheiro para grandes investimentos e com necessidade de vender jogadores, o São Paulo confia também nos garotos de Cotia. Mais da metade dos atletas comandados pelo técnico Fernando Diniz é formada na base.

Em 2020, saíram do São Paulo Hudson (empréstimo ao Fluminense), Jean (empréstimo ao Atlético-GO), Raniel (troca com o Santos por Vitor Bueno) e Calazans (negocia rescisão).

A expectativa do Tricolor para o Paulistão é tentar voltar a ser campeão, o que não acontece desde 2005. No ano passado, a equipe foi vice-campeã após perder a final para o Corinthians.

  • Time-base: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes (Hernanes); Antony, Pablo e Vitor Bueno (Alexandre Pato).
  • Principal contratação: Tiago Volpi. O goleiro estava emprestado e teve os direitos comprados. Essa era a maior expectativa da torcida no fim de 2019.
  • Estrela do time: Daniel Alves. O camisa 10 foi contratado no ano passado e jogará pela primeira vez o Campeonato Paulista. Ele tem atuado mais no meio de campo com Fernando Diniz.
  • Ponto forte: Sistema defensivo. O time terminou o Brasileirão como a melhor defesa do campeonato, com 30 gols sofridos. Essa base do elenco foi mantida para 2020.
  • Ponto fraco: Falta de gols. Em 2019, o time teve a pior média de gols da história em uma mesma temporada. Foram 59 em 62 jogos, média de 0,95.

Inter de Limeira

Elano vai dirigir a Inter de Limeira — Foto: Reprodução / Inter de Limeira

Elano vai dirigir a Inter de Limeira — Foto: Reprodução / Inter de Limeira

Primeiro time do interior a conquistar o título estadual, em 1986, a Inter de Limeira está de volta à elite do futebol paulista após 15 anos. A grande atração no retorno é a presença de Elano no banco de reservas. O ex-jogador, com direito a uma Copa do Mundo no currículo pela seleção brasileira, aceitou o desafio de comandar o time que defendeu ainda nas categorias de base.

Ele foi o principal responsável pela montagem do elenco, que conta com cinco jogadores emprestados pelos grandes clubes de São Paulo: o zagueiro João Victor, do Corinthians, o volante Matheus Neris, do Palmeiras, o meia Thomaz, do São Paulo, e os atacantes Airton, do Palmeiras, e Lucas Braga, do Santos. Permanecer na Série A1 é a prioridade do Leão.

  • Time-base: Rafael Pin; Elacio, João Victor, Jean Pablo e Daniel Vançan; Matheus Neris (Geovane), Marquinhos e Murilo Rangel; Thomaz, Tcharlles e Airton. Técnico: Elano.

Ituano

Gui Mendes é a esperança do Ituano — Foto: Daniel Vorley/ Agência Futpress

Gui Mendes é a esperança do Ituano — Foto: Daniel Vorley/ Agência Futpress

O Galo de Itu trabalha de olho em voos maiores no Paulistão. Do time eliminado pelo São Paulo nas quartas de final na temporada passada, seguem pelo menos oito titulares no elenco. Além disso, o técnico Vinicius Bergantin está prestes a completar três anos no comando, ostentando a marca de treinador mais longevo do estadual de São Paulo.

O destaque da equipe é o jovem Gui Mendes, que subiu ao elenco profissional com Gabriel Martinelli, atualmente no Arsenal. Aos 19 anos, o atacante foi o artilheiro da Série D do Brasileiro e tem grande expectativa dos torcedores.

  • Time base: Pegorari; Jonas, Ricardo Silva, Mateus e Breno Lopes; Corrêa, Serrato e Fellipe Soutto; Minho, Luizinho e Gui Mendes.

Mirassol

Paulo Roberto e Tiago Alves na chegada ao Mirassol — Foto: Marcos Freitas/Mirassol FC

Paulo Roberto e Tiago Alves na chegada ao Mirassol — Foto: Marcos Freitas/Mirassol FC

O Mirassol chega para o Paulistão buscando não repetir as campanhas das últimas duas temporadas, quando brigou contra o rebaixamento. O técnico será Ricardo Catalá, efetivado após boa campanha na Copa Paulista no segundo semestre do ano passado.

No elenco, o Mirassol tem velhos conhecidos da torcida, como o atacante Marcelo Toscano (ex-América-MG e Figueirense), o lateral-direito Daniel Borges (ex-CRB) e o goleiro Kewin (ex-Bragantino).

Além deles, o Leão se reforçou com jogadores que disputaram a Série A do Brasileiro em 2019, casos do atacante Maranhão, ex-CSA, do volante Paulo Roberto, ex-Corinthians e Fortaleza, do zagueiro Tiago, ex-Ceará, e do lateral Ernandes, ex-Chapecoense.

  • Time base: Matheus; Daniel Borges, Reniê, Tiago Alves e Ernandes; Paulo Roberto, Neto Moura e Juninho; Rafael Silva, Claudinho e Marcelo Toscano. Técnico: Ricardo Catalá.
 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

Corinthians

Luan estreou marcando dois gols no Torneio da Flórida — Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Luan estreou marcando dois gols no Torneio da Flórida — Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

O Timão passa por um período de mudança e adaptação neste começo de temporada. Até o momento, foram quatro contratações: Luan, Sidcley, Victor Cantillo e Davó, além do retorno de jogadores que estavam emprestados e fazem parte dos planos do técnico Tiago Nunes.

Júnior Urso (Orlando City) e Clayson (Bahia) foram vendidos. Também saíram o meia Sornoza (LDU) e os volantes Renê Júnior (Coritiba) e Matheus Jesus (Bragantino).

Além deles, o meia Jadson e o volante Ralf negociam suas saídas. Nenhum dos dois faz parte dos planos de Tiago Nunes. Os meias Araos e Pedrinho perderão as primeiras rodadas do Paulistão por estarem com as seleções (chilena e brasileira) no Pré-Olímpico.

Maior campeão do Paulistão, com 30 títulos, o Corinthians tenta chegar ao tetracampeonato em 2020.

  • Time-base: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Gil e Sidcley (Lucas Piton); Camacho e Victor Cantillo; Pedrinho, Luan e Janderson; Boselli.
  • Principal contratação: Luan. Para tirá-lo do Grêmio e ficar com 50% de seus direitos econômicos, o Timão desembolsará 5 milhões de euros (R$ 22,7 milhões), com recursos do BMG, patrocinador máster do clube. O atacante usará a camisa 7.
  • Estrela do time: Cássio. O goleiro é o grande ídolo da torcida e a referência do atual elenco. Campeão da quase tudo pelo clube, ele venceu o Paulistão em 2013, 2017, 2018 e 2019.
  • Ponto forte: Manutenção do time com contratações pontuais. O Corinthians cumpriu (quase) todos os objetivos na janela de transferências: manteve a base e trouxe peças para brigarem na equipe principal. Falta um atacante que atue pelas pontas.
  • Ponto fraco: pouco tempo de adaptação ao novo estilo de jogo com jogos importantes já neste começo de ano. Desde sua chegada, Tiago Nunes tem implementado uma mudança de postura, filosofia e tática com os jogadores.

Bragantino

Artur brilhou no Bahia e foi contratado pelo Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Artur brilhou no Bahia e foi contratado pelo Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Totalmente reformulado com relação ao último Paulistão, o Bragantino chega com grande expectativa para o estadual. Se no último torneio o Massa Bruta só se salvou do rebaixamento na última rodada, agora o clube investiu mais de R$ 50 milhões em reforços. E pode aumentar esse número.

Até o momento, o Bragantino, em parceria com uma empresa austríaca de energéticos, contratou os atacantes Alerrandro (Atlético-MG), Artur (Palmeiras) e Thonny Anderson (Grêmio), o zagueiro equatoriano Leo Realpe (Independiente del Valle), o volante Matheus Jesus (Corinthians) e o lateral-esquerdo Luan Cândido (RB Leipzig-ALE).

Os frutos do novo acordo apareceram ainda no ano passado, quando o Massa Bruta conquistou o título da Série B do Campeonato Brasileiro. A baixa foi a saída do técnico Antônio Carlos Zago para o Kashima Antlers, do Japão. O clube ainda não encontrou um substituto e será dirigido interinamente no início do Paulistão por Vinicius Munhoz.

  • Time-base: Julio Cesar; Aderlan, Léo Ortiz, Ligger e Edimar (Luan Cândido); Barreto (Matheus Jesus), Uillian Correia e Claudinho; Tubarão (Thonny Anderson), Artur e Ytalo (Alerrandro). Técnico: Vinicius Munhoz (interino).

Ferroviária

Henan atuou pelo Botafogo-SP e agora defenderá a Ferroviária — Foto: Raul Ramos/Agência Botafogo

Henan atuou pelo Botafogo-SP e agora defenderá a Ferroviária — Foto: Raul Ramos/Agência Botafogo

A Ferroviária entrou em 2020 renovada por conta da aquisição de boa parte de suas ações pela empresa MS Sports, que tem como investidores Saul Klein, herdeiro das Casas Bahia, e Giuliano Bertolucci, empresário de futebol.

Mas o início da gestão é turbulento. O técnico Marcelo Vilar, contratado pelo grupo em dezembro, foi demitido a menos de uma semana da estreia no Paulistão. Sérgio Soares, vice-campeão estadual com o Santo André em 2010, assume a vaga.

Com experiência no São Caetano, os investidores trouxeram praticamente a base do Azulão para o Campeonato Paulista. Do clube do ABC foram contratados o lateral Lucas Mendes, o zagueiro Max e os meias Mazinho, Clayton e Karl.

  • Time-base: Saulo; Diogo Mateus, Rayan, Carlão e Euller; Higor Meritão, Tony e Léo Artur; Uilliam, Henan e Caio Rangel. Técnico: Sérgio Soares.

Guarani

Rafael Costa disputará o Paulistão pelo Guarani — Foto: David Oliveira/Guarani Futebol Clube

Rafael Costa disputará o Paulistão pelo Guarani — Foto: David Oliveira/Guarani Futebol Clube

Mesmo técnico, remanescentes pontuais e contratações por atacado. Foi assim que o Guarani se planejou para o segundo Paulistão consecutivo desde que retornou à elite. Depois de conseguir o milagre de evitar o rebaixamento na Série B, Thiago Carpini foi efetivado como técnico.

Daquela campanha, ele também terá outros velhos conhecidos, como os volantes Deivid e Igor Henrique, o zagueiro Bruno Silva e o meia Lucas Crispim.

Foram 13 reforços para o Paulistão. O clube mesclou apostas, como o meia Giovanny e o atacante Bruno Sávio, com jogadores mais experientes, casos do zagueiro Leandro Almeida e do atacante Alemão. Com um orçamento limitado, a realidade bugrina é fazer uma campanha segura e tentar beliscar uma vaga às quartas de final.

  • Time-base: Matheus Cavichioli (Jefferson Paulino); Pablo, Bruno Silva, Romércio e Thallyson; Deivid, Lucas Abreu, Lucas Crispim e Giovanny (Eduardo Person); Júnior Todinho (Bruno Sávio ou Alemão) e Rafael Costa. Técnico: Thiago Carpini.