Tricolor tem 15 jogadores formados em sua própria categoria de base no elenco profissional. Três deles não farão a pré-temporada com o restante do grupo
LANCE
A temporada 2020 começa para o São Paulo na próxima quarta, quando o elenco se reapresenta no CT da Barra Funda para o início das atividades visando as competições dos próximos meses, sobretudo a Copa Libertadores e o Campeonato Paulista. Sem tanto dinheiro em caixa e com um elenco que já considera bom, o Tricolor iniciará o ano com pelo menos um terço de seus jogadores formados em Cotia.
Atualmente, o São Paulo tem 15 jogadores em seu elenco profissional formados pelo próprio clube. São eles: Hernanes, Liziero, Luan, Toró, Helinho, Brenner, Shaylon, Araruna, Paulinho Boia, Gabriel Sara, Lucas Perri, Denis Júnior, Igor Gomes, Walce e Antony. Os três últimos foram convocados pelo técnico André Jardine para defenderem a Seleção Brasileira no Pré-Olímpico e perderão a pré-temporada, assim como o início do Campeonato Paulista.
Há a possibilidade desse número sofrer uma queda nos próximos dias. Isto porque, alguns nomes podem ser novamente emprestados, assim como aconteceu em 2019, como Araruna, que defendeu o Fortaleza ao longo do ano passado, e Paulinho Boia, que estava no São Bento, de Sorocaba.
É bem verdade que boa parte desses jogadores citados não serão titulares e brigam por espaço no elenco, casos de Gabriel Sara, Brenner e Helinho, que caiu muito de produção nos últimos meses do ano passado e chegou a voltar a atuar pelo sub-20. Outros, como Walce e Antony, são especulados em outros clubes e podem ser negociados para que o São Paulo diminua o déficit de R$ 180 milhões registrado ao fim da última temporada.
O fato é que o grupo comandado por Fernando Diniz, pelo menos neste início de temporada, deve estar repleto de jogadores formados em casa, que conhecem a história do São Paulo e estão acostumados a jogarem pelo clube desde pequenos. Diariamente, os atletas mais experientes como Tiago Volpi, Daniel Alves, Alexandre Pato e Pablo terão a companhia dos garotos de Cotia.
Vale lembrar que o grupo tricolor ainda pode receber mais jogadores vindos da base nas próximas semanas. Atual campeão da Copinha, o time sub-20 do São Paulo está disputando o torneio mais tradicional da base do futebol brasileiro. Nomes como Rodrigo Nestor e Fasson despontam como favoritos pela briga de uma vaga na equipe profissional. Para isto, no entanto, precisarão levar o Tricolor longe na competição. A equipe empatou na estreia e, na próxima terça, 21h30, contra o Palmeira-RN.
LEIA TAMBÉM:
- Basquete Tricolor conquista vitória emocionante contra Fortaleza no NBB
- O que Lucas Moura disse aos atletas do sub-20 do São Paulo em visita a Cotia antes da final
- Jogadores do São Paulo concluem exames no CT, e Luiz Gustavo treina no campo sem limitações
- Hernan: Bahia prepara oferta de R$ 42 milhões por Rodrigo Nestor
- Ingressos para São Paulo x Atlético-MG, pelo Brasileirão