Conversas com Diniz, apoio do time e insistência: como Pato ressurgiu no São Paulo em 2020

128

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues

Atacante assumiu a condição de titular e já tem quase o mesmo número de gols de 2019.

Alexandre Pato começou 2020 da mesma forma que terminou 2019: na reserva. Mas, em menos de dois meses, o atacante mudou seu status no elenco do São Paulo.

Publicidade

Depois de 11 jogos disputados até as paralisações por causa da pandemia do novo coronavírus, Pato marcou quatro gols. Na temporada passada, o jogador atuou em 22 oportunidades e fez cinco gols.

A recuperação do jogador neste início de temporada e a sua volta ao time titular tiveram três fatores primordiais:

  • conversas com Fernando Diniz;
  • apoio dos companheiros;
  • e a perseverança do próprio Alexandre Pato.

Alexandre Pato comemora gol pelo São Paulo — Foto: Fernando Roberto Teixeira

Conversas com Diniz

Formado em psicologia, o técnico Fernando Diniz tem como principal característica promover conversas particulares com os jogadores. Um de seus objetivos com isso é tentar compreender o momento de cada atleta.

Desde que chegou ao São Paulo, Fernando Diniz dizia que Pato era um “jogador de Copa do Mundo” e que gostaria de resgatar o futebol do atacante. E para conseguir tal feito, o técnico apostou justamente nos bate-papos. Não é difícil ver no CT da Barra Funda uma conversa entre os dois.

– O Pato, como outros, mas ele de maneira específica, é um cara que saiu de casa com 11 anos de idade. Então eu não estou tentando recuperar o futebol do Pato, estou tentando entender cada vez mais o Pato como pessoa, porque ele é um cara generoso, um cara que você vê agora nos jogos que tem uma gana muito grande de ganhar, ele é um supertalento – afirmou Fernando Diniz, em participação no “Troca de Passes”.

– Não é um talento, é um supertalento. Um cara que tem coisas que a gente sabe, quem jogou futebol, que são muito difíceis e ele faz com naturalidade. O Pato nunca conseguiu me enganar que ele era aquilo que ele aparentava a ser, alguém desligado, que não tem interesse. Ele é um cara que é apaixonado pelo futebol e que precisava minimamente ser compreendido – completou o técnico.

Fernando Diniz conversa com Alexandre Pato em treino do São Paulo — Foto: MAURíCIO RUMMENS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Fernando Diniz conversa com Alexandre Pato em treino do São Paulo — Foto: MAURíCIO RUMMENS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Uma dessas conversas entre eles foi divulgada pela “SPFCtv”, o canal oficial do clube, antes da partida contra o Oeste, pelo Campeonato Paulista. Naquela ocasião, no dia 22 de fevereiro, Pato já acumulava um jejum de seis meses sem fazer um gol sequer.

Fernando Diniz, então, apareceu abraçado com o atacante dentro do vestiário antes do confronto dizendo:

– Hoje vai sair o gol. Acredita. Se não acertar na primeira, vai sair na próxima. Não pensa no erro. Só no acerto.

Alexandre Pato marcou dois gols da vitória por 4 a 0 e fez uma de suas melhores partidas com a camisa do São Paulo desde o retorno ao clube. O detalhe é que ele passou a ser o centroavante da equipe.

Apoio dos companheiros

Mesmo com a seca de gols de quase seis meses, Pato nunca perdeu o apoio dos companheiros de time, que falavam abertamente sobre o momento vivido pelo atacante até aquele momento de seca.

– O Pato, no meu ponto de vista, é um dos jogadores mais talentosos do futebol mundial. Ele é de suma importância, craque, e vai ajudar muito o nosso time – afirmou Hernanes, após a partida contra o Novorizontino, a quarta da temporada.

– Dá para ver que ele ficou um pouco chateado. A gente vê a luta diária dele para fazer um gol. Quando faz dois, anulam. Tenho certeza de que está próximo, o gol legal dele vai sair e vai sair na hora certa para nos ajudar – acrescentou Vitor Bueno, referindo-se aos dois gols mal anulados de Pato diante do Novorizontino.

Quando Alexandre Pato enfim desencantou, na partida contra o Oeste, praticamente todos os jogadores foram à comemoração 

Alexandre Pato desencanta, e São Paulo goleia o Oeste pelo Campeonato Paulista

Alexandre Pato desencanta, e São Paulo goleia o Oeste pelo Campeonato Paulista

Perseverança de Pato

O último gol de Alexandre Pato antes de marcar contra o Oeste havia sido no dia 10 de agosto de 2019. Até balançar a rede novamente, o atacante precisou de 14 jogos e muita insistência.

Além da falta de pontaria, o jogador também sofreu com erros da arbitragem. No empate por 1 a 1 com o Novorizontino, por exemplo, ele marcou dois gols legais que foram anulados pela arbitragem com a marcação de impedimento.

Veja os erros de arbitragem na partida entre São Paulo e Novorizontino pelo Campeonato Paulista

Veja os erros de arbitragem na partida entre São Paulo e Novorizontino pelo Campeonato Paulista

Dois jogos depois, o São Paulo enfrentou o Corinthians, e desta vez Pato parou no goleiro Cássio. O goleiro fez boas defesas em finalizações do atacante e segurou o 0 a 0.

Mesmo sem converter as chances, Alexandre Pato assumiu a vaga de titular e foi coroado na partida seguinte ao marcar duas vezes contra o Oeste. Ele ainda viria a marcar contra Ponte Preta (Paulistão) e Binacional (Libertadores).

Reveja os outros dois gols de Pato em 2020:

São Paulo 2 x 1 Ponte Preta

Gol do São Paulo! Pablo cruza, e Pato pega de primeira para abrir o placar aos 8 do 1º tempo

Gol do São Paulo! Pablo cruza, e Pato pega de primeira para abrir o placar aos 8 do 1º tempo

Binacional 2 x 1 São Paulo:

São Paulo perde para o Binacional pela Libertadores

São Paulo perde para o Binacional pela Libertadores