GazetaEsportiva
Há 90 anos, em 16 de março de 1930, o São Paulo entrava em campo pela primeira vez em um jogo oficial. Na Chácara da Floresta, região central da capital paulista, o recém-fundado Tricolor enfrentou o Clube Atlético Ypiranga, pela abertura do Campeonato Paulista daquela temporada.
A partida terminou sem gols, em 0 a 0, mas iniciou a trajetória do clube no futebol brasileiro. O São Paulo seria vice-campeão paulista em sua primeira temporada e faturaria o primeiro título de sua história no Estadual de 1931.
O primeiro time são-paulino contou com: Nestor; Clodô (capitão) e Barthô; Boock, Zito e Alves; Luizinho, Milton, Friedenreich, Seixas e Zuanella.
Sem gols, a partida ficou marcada por reclamações contra a arbitragem e até intervenção policial. Após gol mal anulado e três pênaltis não marcados sobre Friedenreich na visão dos são-paulinos, o árbitro Cid Rosso foi alvo de protestos da arquibancada.
“Depois, quando o juiz deixou o campo, ao termino da partida, innumeros torcedores do gremio local quasi lhe déram uma tunda mestra… Correrias. Empurrões. Polícia“, publicou o jornal A Gazeta no dia seguinte.
Na rodada seguinte, o São Paulo chegou ao primeiro triunfo de sua história: uma goleada por 6 a 1 sobre o Juventus, então campeão da 2ª divisão paulista, com gols de Barthô, Friedenreich (3), Luizinho e Zuanella.