Há 28 anos, São Paulo vencia Nacional-URU e avançava às quartas da Libertadores

78

GazetaEsportiva

São Paulo começou o mata-mata da Libertadores de 1992 eliminando o Nacional-URU (Foto: Acervo/Gazeta Press)

Há exatamente 28 anos, no dia 6 de maio de 1992, o São Paulo deu um grande passo rumo à conquista da Copa Libertadores pela primeira vez em sua história. No Estádio do Morumbi, o Tricolor venceu o Nacional, do Uruguai, já tricampeão do torneio continental, e avançou às quartas de final da competição.

O São Paulo chegou ao mata-mata depois de se classificar em segundo lugar no Grupo 2. Na época, avançavam três times por chave na primeira fase, então Criciúma e Bolívar-BOL também passaram, enquanto o San José-BOL ficou de fora. O Nacional também acabou na segunda posição de seu grupo.

Na partida de ida das oitavas de final, em Montevidéu, o Tricolor saiu com a vitória por 1 a 0, com gol marcado pelo atacante Elivélton. Com a vantagem no confronto, o time comandado por Telê Santana mais uma vez bateu os uruguaios, agora em território brasileiro.

Publicidade

No Morumbi, não demorou para o São Paulo abrir o placar. Ronaldão, de peixinho, tirou o zero do marcador aos cinco minutos de jogo e deixou os donos da casa em situação ainda mais confortável. E aos sete minutos do segundo tempo, Antônio Carlos Zago ampliou, assegurando a classificação são-paulina.

Nas quartas de final, o Tricolor Paulista voltou a encarar o Criciúma e avançou com uma vitória e um empate. Em seguida, Telê e seus comandados eliminaram o Barcelona-EQU nas semifinais. Por fim, o título veio contra o Newell’s Old Boys-ARG, na decisão por pênaltis.

LEIA TAMBÉM: