GloboEsporte
Treinador, que morreu nesta segunda-feira, deu primeira oportunidade ao ex-meia.
Oswaldo Alvarez, o Vadão, morreu nesta segunda-feira, aos 63 anos. Ele lutava contra um câncer no fígado. O treinador foi responsável por lançar Kaká no São Paulo. O ex-meia foi o último jogador brasileiro eleito melhor do mundo, em 2007.
A estreia de Kaká foi no dia 7 de março de 2001, na segunda partida da final do Torneio Rio-São Paulo diante do Botafogo. Depois de vencer o duelo de ida por 4 a 1, no Maracanã, o Tricolor recebeu o time carioca no Morumbi.
Após sair atrás no placar, Vadão fez uma substituição aos 15 minutos do segundo tempo: trocou Fabiano por “Cacá”, como era conhecido à época.
Vadão na época em que comandou o São Paulo — Foto: Divulgação/saopaulofc.net
Aos 18 anos, o então desconhecido garoto promovido da base entrou no seu primeiro jogo como profissional e decidiu a final. Em um intervalo de minutos, ele fez o gol de empate, o da virada (reveja no vídeo acima) e definiu o título do São Paulo.
– Minha eterna gratidão por você ter aberto as portas pra um garoto que ninguém conhecia e poucos acreditavam. Mas você acreditou, me ensinou, me deu oportunidades pra que eu pudesse voar. O dia é de muita tristeza, mas as lembranças no meu coração são de muitas alegrias – escreveu Kaká nesta segunda-feira, em mensagem de luto por Vadão.
Vadão lançou Kaká no São Paulo na final do Torneio Rio-São Paulo de 2001, contra o Botafogo — Foto: Reprodução/Instagram
Quem conviveu com o ex-treinador no São Paulo o define como um profissional simples, leal e com olhar atento para a base. Seu comando no Tricolor tinha como característica conversa afável, franca e educada com os jogadores.
O título do Torneio Rio-São Paulo era inédito na galeria do clube. O campeonato posteriormente foi extinto. Foi a única taça conquistada por Vadão no Morumbi.
No total ele comandou a equipe em 29 partidas, segundo números do arquivo histórico do São Paulo
São Paulo de Vadão foi campeão do Torneio Rio-São Paulo de 2001 — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Confira os números de Vadão no São Paulo
- Treinou o time em 2001 e ganhou o Torneio Rio-São Paulo;
- 29 jogos
- 16 vitórias
- 4 empates
- 9 derrotas
- 59,77% de aproveitamento dos pontos
- 70 gols marcados
- 42 gols sofridos
- Fonte: Michael Serra / arquivo histórico do São Paulo
Veja manifestações de luto relacionadas ao São Paulo
São Paulo FC (de )✔@SaoPauloFC
O São Paulo Futebol Clube lamenta, com imenso pesar, a morte de Oswaldo Alvarez, o Vadão. Campeão por nossa instituição e com enormes serviços prestados, será eternamente lembrado pelo caráter, pela competência e pelo profissionalismo.
Triste notícia 🙁 Descanse em Paz Vadão…
“Dia muito triste. Pessoa íntegra, do bem, com caráter incrível e grandíssimo profissional. Eu não subi da base com ele, mas o Vadão foi o treinador que mais me deu chance de crescer, de melhorar. Exigia do time e era muito gentil. Um abraço forte para a família” (Júlio Baptista)
LEIA TAMBÉM:
- Oscar entrega ‘ajuda’ de Lucas para fechar com São Paulo, projeta dupla e agradece torcida: ‘Carinho especial’
- Confira os jogadores do São Paulo que mais participaram de gols no ano
- São Paulo “renova” time feminino para temporada com Libertadores inédita
- Lucas Moura vibra com chegada de Oscar ao São Paulo
- Reforço do São Paulo, Oscar teve saída polêmica do clube em 2010 após ação na Justiça; relembre