UOL
Perrone
Pelo menos parte dos clubes de São Paulo já dá como certo que a Federação Paulista não realizará a maioria dos seus campeonatos nas categorias de base em 2020 por conta da pandemia de covid-19. Só o Estadual sub-20 é visto com mais chances de acontecer. Nesse cenário, cartolas se articulam para que as agremiações realizem torneios entre elas com o objetivo de não deixar os garotos parados até o início do ano que vem. No entanto, os planos dependem de autorização das autoridades sanitárias para a retomada de treinos e jogos.
Em reunião com os clubes, a FPF deixou clara a dificuldade de organizar as competições de base. Isso porque elas teriam que seguir o modelo projetado para o profissional. Ou seja testes para covid-19 em atletas e funcionários e concentração em período integral a partir do momento do início da competição. O custo seria alto e a logística complexa para englobar todas as categorias. A federação ainda dialoga com as agremiações para buscar uma solução.
A análise de dirigentes é que seria mais simples e barato organizar o Paulista sub-20, eventualmente com uma fórmula de disputa mais enxuta. A categoria é considerada prioritária por sua proximidade com o time profissional. Há grande preocupação entre os cartolas em relação ao prejuízo técnico e físico que os jogadores teriam se ficassem parados até o ano que vem.
LEIA TAMBÉM:
- Entenda como saída de Rafinha altera planejamento do São Paulo
- Empresário de Alan Franco diz que espera reunião para tratar de renovação com o São Paulo
- Retrospectiva 2024: São Paulo vence a Supercopa, mas encara frustrações na temporada
- Veja quais jovens da base estão no radar da diretoria e da comissão técnica do São Paulo para 2025
- Sem Rafinha e com possível saída de Moreira, São Paulo liga alerta para lateral-direita