Análise: São Paulo vence sem convencer mais uma vez e não passa confiança ao torcedor

162

GloboEsporte

Marcelo Hazan

Vitória por 1 a 0 sobre o Sport tem primeiro tempo razoável e segundo tempo muito ruim.

O São Paulo venceu o Sport por 1 a 0. Mas não convenceu. Bem longe disso.

Publicidade

O técnico Fernando Diniz apostou nas suas convicções para fazer quatro mudanças no time titular. Tirou Arboleda, Bruno Alves (destaques em 2019), Liziero e Igor Gomes.

Escalou uma defesa inédita com Diego Costa e Léo (lateral improvisado), além de Gabriel Sara e Luciano.

Em meio à enorme pressão, Fernando Diniz se expôs ao ousar na formação titular. O resultado foi um primeiro tempo razoável para bom, e um segundo tempo muito ruim.

Assim como contra o Fortaleza, a vitória vale mais pelo resultado do que pelo desempenho. Mas fica longe de dar confiança ao torcedor.

Pablo e Daniel Alves comemoram gol do São Paulo — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press

Pablo e Daniel Alves comemoram gol do São Paulo — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Presshttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

A intenção de melhorar a saída de bola com Diego Costa e Léo deu certo no primeiro tempo. Os dois, aliás, foram bem. O lateral improvisado rebateu bolas na defesa e, segundo Diniz, sua saída pelo lado esquerdo favorece o jogo do time. O técnico enxerga nele características para também ser zagueiro.

Ainda que seja amplamente conhecida a ideia de Diniz de jogar com uma saída de bola de passes curtos desde o goleiro, certamente o torcedor sofre ao ver pela televisão. Como em lances do erro de Tiago Volpi que gerou uma bola na trave do Sport (veja abaixo).

Após saída errada de Volpi, Lucas Venuto acerta a trave, aos 17' do primeiro tempo

Após saída errada de Volpi, Lucas Venuto acerta a trave, aos 17′ do primeiro tempo

O goleiro, no entanto, participou dos outros dois melhores lances de ataque do São Paulo no jogo. No gol de Pablo, a jogada começa com um lançamento de Tiago Volpi para Luciano. A assistência do camisa 11 deixa Pablo na cara do goleiro Maílson para definir o jogo (veja abaixo).

Gol do São Paulo! Pablo recebe na entrada da área e abre o placar, aos 05' do 1° tempo

Gol do São Paulo! Pablo recebe na entrada da área e abre o placar, aos 05′ do 1° tempo

O outro lance com participação de Volpi resume tudo o que Fernando Diniz busca ao insistir na saída de bola com passes curtos. Ele quer criar situações como a do vídeo abaixo, aos 32 minutos do primeiro tempo.

O Sport subiu para pressionar a saída do São Paulo, mas o Tricolor conseguiu vencer a marcação com passes desde Tiago Volpi. Igor Vinícius, Tchê Tchê e Luciano participam da construção que abre uma avenida para Igor Vinícius avançar no espaço vazio.

Ao superar a marcação do Sport no campo de defesa, o São Paulo chega com mais jogadores do que o Sport no campo de ataque: quatro contra três. Igor Vinícius, Pablo, Vitor Bueno e Reinaldo.

A conclusão da jogada é o chute de Reinaldo defendido pelo goleiro Maílson (veja abaixo). A equação no São Paulo é calcular se o risco a cada saída curta vale a pena pelas chances de gol criadas.

No Detalhe: comentaristas analisam toda jogada de ataque do São Paulo e boa defesa de Maílson

No Detalhe: comentaristas analisam toda jogada de ataque do São Paulo e boa defesa de Maílson

No segundo tempo faltou criatividade ao São Paulo. O futebol foi muito fraco. Diniz afirmou que o campo da Ilha do Retiro e o cansaço pelo calendário com jogos e viagens pesou.

O time abriu mão de apostar na saída de bola curta, se postou na defesa e foi pressionado pelo Sport. Sofreu para vencer por 1 a 0.

O técnico citou Dom Quixote para dizer que vai abrir mão quando necessário da sua filosofia de jogo em nome da vitória. O personagem da obra de Miguel de Cervantes misturava fantasia e realidade. O São Paulo, na fila de quase oito anos sem títulos, de fato não tem espaço para ideais fora do alcance.

LEIA TAMBÉM: