Rodrigo Mattos – UOL
A CBF tem mudado horários de jogos do Brasileiro da Série A para evitar concorrência com partidas da seleção para a Copa América. Havia conflitos na tabela justamente porque a entidade é a única dos países de elite que não para seus campeonatos durante as datas-Fifa. O Nacional é transmitido pela Globo e Turner, já o torneio continental passa no SBT e na ESPN.
A seleção já jogou cinco vezes pelas Eliminatórias da Copa do Mundo e pela Copa América em maio e junho. Os jogos classificatórios para o Mundial são em dias diferentes da Série A, mas havia coincidências com o torneio continental.
Lembremos que a Copa América foi marcada às pressas no Brasil, tendo sido programada inicialmente para Argentina e Colômbia. Tabelas e sedes foram definidas quando faltavam 11 dias para seu início.
A estreia do Brasil foi diante da Venezuela, no domingo, dia 13 de junho, às 18 horas. Uma partida entre Fortaleza e Sport foi remarcada das 18h15 para 20h30. Na justificativa, a CBF informa que foi decisão sua para evitar o conflito. Nenhum outro jogo foi marcado neste horário —houve jogos às 16h e às 20h30.
A partida da seleção com o Peru também gerou um vazio de compromissos do Brasileiro às 21h, do dia 17/6, quinta-feira. Houve o deslocamento de um Sport x Grêmio previsto para o horário também com a justificativa de não ocorrer coincidência. Está dito ali que Globo também fez parte da solicitação.
Na realidade, a iniciativa é da CBF de tirar as partidas da Série A dos horários da seleção. A Globo apenas concordou por entender que a mudança era pertinente: não fazia diferença para a emissora.
De novo, na rodada desta quarta-feira, a CBF evitou marcar jogos do Brasileiro às 21 horas, quando o Brasil enfrentou a Colômbia. A partida entre Flamengo x Fortaleza, despedida de Gerson, foi marcada para 19 horas, no Maracanã.
A rodada do final de semana também teve deslocamento de três jogos para evitar conflito com a seleção: Bahia x Palmeiras, Athletico x Chapecoense e Grêmio x Fortaleza. Todas as alterações foram iniciativas da CBF com concordância da Globo e da Turner.
A Copa América já tinha provocado outras mudanças na tabela do Brasileiro por causa do uso de estádios em que jogam times da Série A. São os casos do Maracanã e da Arena Pantanal. Flamengo, Fluminense e Cuiabá tiveram ou terão partidas deslocadas.
A CBF, no entanto, recusou pedidos de clubes como Flamengo e Palmeiras para paralisar o Brasileiro durante a Copa América para evitar os destaques dos times. Só as duas equipes tiveram jogadores convocados para a Copa América.
Questionada, a CBF confirmou as mudanças para retirar jogos de campeonatos do horário da seleção: “Mesmo que a tabela da Copa América tenha sido publicada tardiamente, buscamos evitar que os jogos do Brasileiro e da Copa do Brasil coincidam com os jogos da seleção. É uma premissa histórica que buscamos respeitar sempre que possível”.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo tenta seduzir Coritiba por Natanael, mas vê Atlético-MG com proposta melhor
- São Paulo sonda lateral-direito Lucas Rosa, do Valladolid
- São Paulo diminui carências no elenco, mas ainda tenta atender a pedidos de Zubeldía
- Oscar aparece no BID e pode estrear pelo São Paulo
- XV de Jaú x São Paulo: tudo o que você precisa saber sobre o duelo da Copinha