O que aconteceu com São Paulo e Palmeiras enquanto você via a Olimpíada?

160

GloboEsporte

Fazemos um resumo de como chegam os rivais ao clássico desta terça pela Libertadores.

Enquanto o Brasil batia o recorde de medalhas de sua história na Olimpíada e você ficava atento ao que acontecia em Tóquio, o futebol brasileiro seguia com decisões e jogos importantes.

Dois dias após o término dos Jogos Olímpicos, São Paulo e Palmeiras farão uma das partidas mais importantes da história do clássico. As equipes se enfrentam nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, no Morumbi.

Publicidade

Mas nestes 16 dias de disputas em Tóquio, entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, o que aconteceu com São Paulo e Palmeiras? O ge faz abaixo um resumo da trajetória dos clubes neste período.

Crespo e Abel vão se enfrentar em São Paulo x Palmeiras pela Libertadores — Foto: Infoesporte

Crespo e Abel vão se enfrentar em São Paulo x Palmeiras pela Libertadores — Foto: Infoesporte

Tricolor do mata-mata

Quando a Olimpíada começou em Tóquio, o São Paulo brigava contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Hernán Crespo enfrentava dificuldades para vencer, e a consequência era um flerte permanente com o Z-4.

Nos mata-matas, porém, a história era completamente diferente. Três dias antes de os Jogos Olímpicos começarem, o Tricolor conquistava a vaga para as quartas de final da Libertadores após eliminar o Racing, da Argentina. O time já não contava com Daniel Alves, medalhista de ouro em Tóquio.

Já durante a disputa da Olimpíada, a equipe avançou para as quartas de final da Copa do Brasil ao bater o Vasco, com um placar agregado de 4 a 1.

Marquinhos e Rigoni comemoram goldo São Paulo contra o Racing — Foto: Reuters

Marquinhos e Rigoni comemoram goldo São Paulo contra o Racing — Foto: Reuters

No Brasileirão, por outro lado, a situação ainda continuava delicada. A derrota para o Flamengo, por 5 a 1, fora de casa, escancarou a dificuldade no torneio. A equipe retornou à zona de rebaixamento e precisava dar uma resposta a seu torcedor.

O empate contra o Palmeiras, na rodada 14, foi um alento para o elenco. O São Paulo jogou bem e deu indícios de que sair dessa situação era questão de tempo. No último sábado, o Tricolor venceu o Athletico e saiu do Z-4. Com 15 pontos, está na 16ª posição.

Além da briga contra o rebaixamento, o São Paulo brigou contra as lesões. Entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, foram cinco problemas médicos: Luan (trauma na perna direita), Arboleda (contratura na coxa direita), Marquinhos (estiramento na coxa esquerda), William (entorse no joelho direito) e Diego Costa (trauma no quadril).

Paralelamente aos novos desfalques, o clube corria contra o tempo para recuperar os lesionados Eder e Luciano. Ambos ainda são dúvida para enfrentar o Palmeiras.

Palmeiras em turbulência

O período da Olimpíada não foi bom para o Palmeiras. Foram três jogos, com uma vitória contra o Fluminense, por 1 a 0, um empate por 0 a 0 com o São Paulo e a derrota para o Fortaleza no último sábado, por 3 a 2.

Esse revés, aliás, aconteceu exatamente no último dia de disputas dos Jogos Olímpicos. E encerrou uma sequência invicta do Verdão que já durava dez partidas – foram nove vitórias e um empate.

O que mais preocupa o torcedor, porém, é que o Palmeiras teve duas semanas livres para treinamentos, sem partidas no meio de cada uma delas. E o desempenho da equipe após esse tempo de preparação foi muito inferior ao rendimento anterior.

Willian comemora o gol em Palmeiras x Fortaleza — Foto: Marcos Ribolli

Willian comemora o gol em Palmeiras x Fortaleza — Foto: Marcos Ribolli

Se antes de a Olimpíada começar o Palmeiras vivia um momento de total tranquilidade, inclusive com a classificação às quartas da Libertadores contra a Universidad Católica do Chile, durante os Jogos o time caiu muito e agora atravessa uma pequena turbulência.

Fora de campo, o Verdão também teve várias movimentações, principalmente na lateral esquerda. Matías Viña foi vendido para a Roma, da Itália, e Lucas Esteves foi emprestado para o Colorado Rapids, dos Estados Unidos.

A reposição foi rápida: Jorge, que estava no Mônaco, da França, e Joaquín Piquerez, do Peñarol, do Uruguai, foram contratados.

O atacante colombiano Miguel Borja durou pouco no clube. Voltou de empréstimo, fez alguns treinos e já foi cedido ao Grêmio.

ge.globo

Daniel Alves minimiza polêmica com São Paulo e se coloca à disposição para jogar contra o Palmeiras

LEIA TAMBÉM: