Idolatrado por Pelé e destaque de Flamengo e São Paulo, Zizinho completaria o 100º aniversário

37

GazetaEsportiva

O ex-jogador Zizinho nasceu no dia 14 de setembro de 1921, há exatos 100 anos, em São Gonçalo (RJ). Ídolo de Pelé, o craque defendeu Flamengo, Bangu, São Paulo e a Seleção Brasileira. O aniversário do antigo meio-campista foi relembrado pela CBF nesta terça-feira.

Zizinho vestiu a camisa do Flamengo entre 1939 e 1950 e conquistou quatro vezes o Campeonato Carioca. Um dos maiores ídolos do clube antes do surgimento de Zico, ele disputou 318 jogos e fez 146 gols.

Em meio ao sucesso no clube carioca, o meio-campista jogou pela Seleção Brasileira e esteve presente na Copa de 1950. Com a camisa da Amarelinha, ele disputou 54 jogos e balançou as redes 30 vezes.

Publicidade

“Um dos maiores craques da história do futebol, Zizinho completaria 100 anos nesta terça. Um Maestro dos gramados, capaz de jogadas brilhantes que encantaram até o Rei Pelé. Obrigado por tudo, Zizinho! Você sempre será lembrado pelos amantes do futebol e da Seleção Brasileira”, escreveu a confederação.

Já nos anos 50, Zizinho se transferiu para o Bangu e se tornou o maior ídolo da história do time. Artilheiro da equipe em diferentes temporadas, foi vice-campeão estadual e continuou se destacando no cenário estadual.

Em 1957, o craque mudou de ares: foi para o São Paulo, equipe que defendeu até 1959. Pelo Tricolor, ele fez 27 gols em 67 jogos e venceu o Paulistão em seu primeiro ano. Desta forma, se tornou ídolo do clube.

Para finalizar a carreira, Zizinho ainda passou por Uberaba e Audax Italiano, do Chile. Ele faleceu na cidade de Niterói (RJ) em 8 de fevereiro de 2002, aos 80 anos de idade.

LEIA TAMBÉM: