UOL
Marcel Rizzo
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) manteve pela terceira edição seguida da Libertadores o aumento do limite de jogadores inscritos. Cada clube participante poderá registrar até 50 — o número de 20 atletas a mais do que o usual se dá por causa da covid-19. A regra também vale para a Sul-Americana.
Na edição 2020, que foi paralisada em março daquele ano por causa da pandemia, retornando apenas em setembro e sendo finalizada em janeiro de 2021, a Conmebol aumentou duas vezes o limite de inscritos: começou nos 30 de sempre, depois passou para 40 em agosto e para 50 em setembro. A edição 2021, de fevereiro a novembro deste ano, teve o limite de 50 por toda a disputa.
A intenção é evitar que surtos de covid-19 façam com que clubes não tenham o mínimo de jogadores previsto na regra, sete, para colocar em campo, o que ocasionaria WO (derrota por 3 a 0). A confederação mantém o plano de não adiar partidas. Na edição de 2021, os clubes brasileiros se blindaram contra problemas desse tipo ao usarem quase todo o limite. Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG e Flamengo tiveram 50 inscritos durante quase todo o torneio, com Inter, Fluminense e Santos variando um pouco mais por causa da saída de atletas, mas sempre com mais de 40 aptos a jogar.
Menos cuidadoso, o forte River Plate (ARG) chegou a ter 32 inscritos apenas e um surto de covid-19 antes de partida contra o Independiente Santa Fé (COL) fez com que apenas 12 estivessem aptos a jogar, em 19 de maio. Com o volante Enzo Pérez no gol, o River ainda venceu por 2 a 1.
A orientação da direção da Conmebol aos clubes é que use ao máximo esse limite, inscrevendo jogadores da base se necessário. Poderá haver trocas na lista apenas nas fases já normalmente previstas: na de grupos (5), para quem chegar das preliminares, oitavas (5), quartas (3) e semifinais (3). Para a final única, marcada para 29 de outubro em Guayaquil, no Equador, não pode haver substituições. Fluminense e América-MG, os brasileiros na fase preliminar da Libertadores, popularmente chamada no Brasil de “pré-Libertadores, precisam inscrever até 45 jogadores até 19 de fevereiro. Se avançarem para a fase de grupos podem acrescentar mais cinco profissionais, fechando a lista em 50.
Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Corinthians, Athletico-PR, Red Bull Bragantino e Fortaleza, brasileiros que entram direto na fase de grupos, podem mandar a lista de seus 50 inscritos até 2 de abril. Na Sul-Americana, os seis brasileiros que entram direto na fase de grupos (São Paulo, Santos, Atlético-GO, Ceará, Cuiabá e Inter) precisam enviar seus 50 inscritos até 2 de abril.
LEIA TAMBÉM:
- ‘Fui resiliente’: ex-São Paulo superou críticas e ganhou confiança de Ceni
- Wendell já cogita volta, e São Paulo tem trunfo por lateral na Copa
- Entre uma Data Fifa e outra, Zubeldía afasta pressão e aproxima São Paulo da Libertadores
- Casares vê boa temporada do São Paulo e aprova trabalho de Zubeldía: “Bem feito”
- Jogadores do São Paulo se reapresentam e iniciam check-up médico no CT; veja fotos