GloboEsporte
Das últimas dez decisões, Timão se saiu melhor em nove delas.
Além de buscar uma vaga na final do Paulistão, o Corinthians vai ao Morumbi neste domingo, às 16h, tentar manter um tabu contra o São Paulo: desde 2000 o Tricolor não vence o Timão em mata-mata.
A última vez que isso aconteceu foi também em uma semifinal de Campeonato Paulista. Na época, 2 a 1 para o São Paulo no jogo de ida, e 2 a 0 no jogo de volta. Dessa vez é jogo único. Quem vencer, avança. Em caso de empate, decisão nos pênaltis.
O Corinthians, treinado por Oswaldo de Oliveira, contava com nomes como Fábio Luciano, Ricardinho, Marcelinho Carioca, Edílson e Luizão. O São Paulo de Levir Culpi tinha Rogério Ceni, Belletti, Edmílson, Raí, Marcelinho Paraíba e Edu (autor dos dois gols da classificação tricolor).
São Paulo de 2000, campeão paulista — Foto: saopaulofc.net
Depois disso – sendo que no Paulistão e no Brasileiro de 1999, o Corinthians eliminou o São Paulo –, só deu Corinthians. São sete decisões de 2000 para cá, todas vencidas pelo Timão.
Rio-São Paulo 2002 (final)
Dois anos depois veio a vingança do Corinthians. Após vencer o São Paulo por 3 a 2 no jogo de ida, o Timão garantiu o empate em 1 a 1 na volta para conquistar o título do Torneio Rio-São Paulo daquele ano. Rogério marcou pelo Corinthians, e Reinaldo, o atacante, pelo São Paulo.
- São Paulo 2 x 3 Corinthians
- Corinthians 1 x 1 São Paulo
Em 2002, Corinthians empata em 1 a 1 com São Paulo e é campeão do Torneio Rio-São Paulo
Copa do Brasil 2002 (semifinal)
Na semifinal da Copa do Brasil de 2002, o Corinthians despachou o São Paulo após vencer o jogo de ida por 2 a 0 e perder na volta por 2 a 1. Na final, o Timão bateria o Brasiliense para conquistar o título.
- São Paulo 0 x 2 Corinthians
- Corinthians 1 x 2 São Paulo
Em 2002, São Paulo vence o Corinthians por 2 a 1 na Copa do Brasil, mas é eliminado
Campeonato Paulista 2003 (final)
Na segunda final dos anos 2000 entre os dois, deu Corinthians novamente. Agora, pelo Campeonato Paulista, duas vitórias do Timão por 3 a 2 deram o título ao time do Parque São Jorge.
- Corinthians 3 x 2 São Paulo
- São Paulo 2 x 3 Corinthians
Isso é Paulistão: relembre finais entre São Paulo e Corinthians
Campeonato Paulista 2009 (semifinal)
Depois de um 2 a 1 no jogo de ida, o Corinthians de Ronaldo e companhia eliminou o São Paulo no Morumbi com uma vitória por 2 a 0. Aos 13 minutos do segundo tempo, o Fenômeno recebeu o lançamento por trás da marcação e chegou primeiro que Bosco para tocar na saída do goleiro para sacramentar a classificação.
- Corinthians 2 x 1 São Paulo
- São Paulo 0 x 2 Corinthians
Melhores momentos: São Paulo 0 x 2 Corinthians pela seminfinal do Paulistão 2009
Campeonato Paulista 2013 (semifinal)
Depois de um empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, Corinthians e São Paulo decidiram a vaga nos pênaltis. Pelo Tricolor, Rogério Ceni, Rafael Toloi e Jadson converteram, mas Ganso e Luis Fabiano desperdiçaram. Pelo Timão, Douglas, Romarinho, Fábio Santos e Alexandre Pato marcaram, e Alessandro errou. Timão classificado.
- São Paulo (3) 0 x 0 (4) Corinthians
Melhores momentos: São Paulo (3) 0 x 0 (4) Corinthians, semifinal do Paulistão-2013
Recopa Sul-Americana 2013
Campeões da Libertadores (Corinthians) e da Sul-Americana (São Paulo) em 2012 se enfrentaram na Recopa do ano seguinte. O Corinthians conseguiu vencer nos dois jogos. Um 2 x 1 no Morumbi, depois 2 x 0 no Pacaembu deram o título ao Timão.
Cássio, Gil, Fábio Santos e Renato Augusto fizeram parte daquela conquista. Paulinho, hoje no Timão, já havia sido negociado para fora do Brasil.
- São Paulo 1 x 2 Corinthians
- Corinthians 2 x 0 São Paulo
Corinthians leva o título da Recopa Sul-Americana sobre o rival São Paulo
Campeonato Paulista 2017 (semifinal)
Depois de vencer o São Paulo por 2 a 0 no Morumbi, com gols de Jô e Rodriguinho, o Corinthians empatou em 1 a 1 em Itaquera e foi para a final, onde conquistaria o título. O rei dos clássicos na época, Jô, anotou dois nas semifinais.
- São Paulo 0 x 2 Corinthians
- Corinthians 1 x 1 São Paulo
Jô comemora gol do Corinthians em cima do São Paulo na semifinal do Paulistão de 2017 — Foto: Futura Press
LEIA TAMBÉM:
- Entenda como saída de Rafinha altera planejamento do São Paulo
- Empresário de Alan Franco diz que espera reunião para tratar de renovação com o São Paulo
- Retrospectiva 2024: São Paulo vence a Supercopa, mas encara frustrações na temporada
- Veja quais jovens da base estão no radar da diretoria e da comissão técnica do São Paulo para 2025
- Sem Rafinha e com possível saída de Moreira, São Paulo liga alerta para lateral-direita