GloboEsporte
Daniel Mundim
Atacante brasileiro sequer estreou pelo Shakhtar Donetsk devido à guerra na Ucrânia e deve fechar com time português por cinco anos.
O atacante David Neres, de 25 anos, está próximo de ser jogador do Benfica a partir da próxima temporada. A informação foi divulgada pelos principais jornais de Portugal, como O Jogo, A Bola e Record, e confirmada pelo ge. O brasileiro deixaria o Shakhtar Donetsk sem sequer ter estreado no clube.
O acordo entre Benfica e Shakhtar está quase todo concluído. Falta o time português acertar detalhes da remuneração do ex-jogador do São Paulo. O negócio foi facilitado porque os ucranianos ainda devem parte do pagamento de 18 milhões de euros por Pedrinho, o que deve ser amortizado na operação.
David Neres, em ação por amistoso no Shakhtar Donetsk no fim de janeiro: ex-Ajax não jogou partidas oficiais pelo time ucraniano — Foto: Divulgação/Shakhtar Donetsk
Neres deve assinar um contrato de cinco anos, até 2027. Segundo a imprensa portuguesa, o Benfica deve pagar ao Shakhtar algo em torno de 12 milhões de euros, mesmo valor que os ucranianos desembolsaram para tirar David Neres do Ajax no início deste ano.
Se concluída a transferência, o São Paulo receberia, pela segunda vez em seis meses, uma fatia do montante pelo mecanismo de solidariedade da Fifa. Como clube formador, ele tem direito a 3% do total, o que ser cerca de R$ 1,9 milhões, na cotação atual.
David Neres é um pedido do novo técnico do Benfica, Roger Schmidt. O alemão ainda está no PSV e comandou o time holandês nas duas últimas temporadas, onde enfrentou o brasileiro, que atuava no Ajax.David Neres recorda Champions inesquecível com o Ajax em 2018/19
O ponta ex-São Paulo não joga uma partida oficial desde o dia 22 de dezembro, quando ainda estava na Holanda. Ele se transferiu para o Shakhtar no meio de janeiro e só fez amistosos pela nova equipe. No dia 24 de fevereiro, a Rússia invadiu a Ucrânia, e o futebol no país foi paralisado.
David Neres e todo o grupo de brasileiros do Shakhtar e do Dínamo de Kiev passaram três dias na busca por meios de sair da Ucrânia. No início de março, a Fifa liberou que atletas de clubes do país poderiam se transferir fora da janela até o dia 7 de abril, mas ele, assim como Pedrinho, preferiram esperar pela próxima temporada. No momento, o atacante está nos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM:
- Ainda sem propostas, São Paulo vê Bobadilla valorizado após período como titular e convocações
- E o Santi? Volante argentino disputou apenas dois jogos e segue em busca de espaço no São Paulo
- Veja onde assistir ao sorteio dos grupos da edição de 2025 do Paulistão
- Presidente do São Paulo critica provável mudança de calendário em 2025: “Pode afetar os atletas”
- Chute no microfone e carrinho em campo: raio-x dos cartões de Zubeldía no São Paulo