Por que Corinthians x São Paulo é um clássico tão especial para mim

137

GloboEsporte

Casagrande

Nasci no Parque São Jorge, mas o Morumbi me abriu as portas num momento difícil; Majestoso deste domingo terá dois times que vão brigar lá em cima no Brasileiro.

Corinthians x São Paulo é um jogo muito especial para mim.

Publicidade

Nasci e cresci praticamente dentro do Parque São Jorge, sendo um garoto muito corintiano e sonhando em ser jogador e fazer gols com a camisa do Timão. Isso por mim e por toda a minha família, mas principalmente para o meu pai.

Ainda mais fazendo uma dupla com um jogador genial, amigo leal, por quem terei pelo resto da minha vida um amor incondicional. Eu era o camisa 9, e o Magrão, Sócrates, o camisa 8. Outro sonho realizado.

Consegui fazer muitos gols e ganhar dois títulos com ele e toda a turma da Democracia Corinthiana, todos importantes para a história do clube. Mas foi no Tricolor que subi vários degraus no futebol.

Fui campeão duas vezes pelo Corinthians, em 82 e 83, e ambas contra o São Paulo — Foto: Antonio Lúcio / Estadão Conteúdo

Fui campeão duas vezes pelo Corinthians, em 82 e 83, e ambas contra o São Paulo — Foto: Antonio Lúcio / Estadão Conteúdo

Foi num momento difícil, sendo vítima de uma grande injustiça e tendo o contrato suspenso no Corinthians, sem salário e proibido de entrar no clube sem ter feito absolutamente nada.

Mas o São Paulo me abriu as portas, e lá mudei de posição jogando como ponta de lança, camisa 8, fazendo dupla com um dos melhores centroavantes que vi jogar: Careca, o camisa 9.

Pelo Corinthians fiz alguns gols contra o Tricolor e destaco, obviamente, o terceiro da final do Campeonato Paulista de 1982.

Gol do Corinthians! Casagrande faz o terceiro do Corinthians contra o São Paulo, em 1982

Mas também foi sensacional a tabela que fiz com o genial Pita para o gol do Careca numa vitória contra o Corinthians, em 1984.

Serei sempre corintiano, mas tenho um carinho enorme e especial pelo Tricolor do Morumbi.

Assinei contrato com o São Paulo em 1984: o clube me abriu as portas num momento difícil — Foto: Joveci C. de Freitas / Estadão Conteúdo

Assinei contrato com o São Paulo em 1984: o clube me abriu as portas num momento difícil — Foto: Joveci C. de Freitas / Estadão Conteúdo

Neste domingo acontecerá um clássico superimportante, apesar de ainda ser o primeiro turno do Campeonato Brasileiro

O time do ótimo Vítor Pereira começou muito bem o campeonato, sendo o líder até agora com 13 pontos.

Ainda está no processo de um melhor desempenho, mas já adquire confiança e, apesar de mexer no time a cada jogo, já tem uma espinha dorsal definida com aqueles que mais vezes foram titulares.

Cássio é, sem duvida alguma, o grande líder desse grupo. Temos o Fagner, que apesar de estar contundido é o titular absoluto. As duplas João Victor/Raul e Du Queiroz/Maycon se tornaram imprescindíveis para o equilíbrio do time.

Willian, que tem uma intensidade britânica, está desequilibrando a maioria dos jogos. Já nas outras posições o técnico alterna mais.

Além de tentar se manter líder, o Corinthians não ganhou nenhum clássico esse ano e já perdeu duas vezes para o São Paulo.

Para definitivamente o time ficar seguro e com confiança total, uma vitória nesse Majestoso é muito importante.

Do lado do São Paulo, que está em terceiro com dois pontos a menos (11), uma vitória faria do time de Rogério Ceni o novo líder do campeonato.

O artilheiro da competição é o centroavante Calleri, do seu time, que está em ótima fase.

Ceni também tem uma espinha dorsal definida, e mexe ou escala um time alternativo quando necessário.

Vítor Pereira e Rogério Ceni vêm fazendo ótimos trabalhos em Corinthians e São Paulo — Foto: Rodrigo Corsi/Agência Paulistão

Vítor Pereira e Rogério Ceni vêm fazendo ótimos trabalhos em Corinthians e São Paulo — Foto: Rodrigo Corsi/Agência Paulistão

Mas se o Corinthians não venceu nenhum clássico no ano, o Tricolor nunca venceu na Neo Química Arena.

Tem muita coisa importante em jogo nesse clássico, e o resultado mais frustrante para os dois times seria um empate. O Timão continuaria sem vencer um rival até agora, e o Tricolor aumentaria o tabu de não vencer em Itaquera.

Por isso acho que será um jogo intenso, com os dois times buscando o gol, porque é o momento de um ou outro mudar a história.

São dois times parecidos porque ainda não alcançaram o rendimento esperado, mas em todas as competições que disputam conseguem resultados importantes. Só que chegou a hora de alguém dar um passo adiante na evolução técnica e tática.

Tanto Vítor Pereira quanto Rogério Ceni estão fazendo ótimos trabalhos, e acredito que serão dois times que ficarão brigando lá em cima. Ainda tenho dúvidas se disputarão o título, mas isso não é impossível.

O duelo é interessante e vejo um ligeiro favoritismo para o Corinthians por jogar em casa, mas no geral existe um equilíbrio nesse confronto por tudo que já escrevi acima.

LEIA TAMBÉM: