Análise: vitória é lucro em atuação apagada do São Paulo

110

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues 

Tricolor sobe para a terceira colocação em jogo ruim, mas efetivo.

Na frieza da tabela, a atuação apagada do São Paulo diante do América-MG neste domingo, no Morumbi, pouco importou. O que realmente valeu foram os três pontos conquistados e a subida na classificação do Campeonato Brasileiro.

Publicidade

Com 18 pontos, o Tricolor foi para a terceira colocação. É uma posição que mantém o clube em boas condições de atingir uma de suas metas: a conquista de uma vaga na próxima Libertadores.

Mais do que isso, a vitória dá alívio para quem vinha de quatro empates consecutivos no torneio e já começava a ter sua capacidade de reação colocada à prova – consequência dos vacilos que o time passou a cometer.

No último domingo, diversos erros aconteceram, mas desta vez não custaram caro. O primeiro problema enfrentado pelo Tricolor foi a escalação. Sem Diego Costa, lesionado, Ceni quis manter a linha de três zagueiros e colocou Pablo Maia como defensor. Foi um desastre.

Calleri enfrenta a marcação em São Paulo x América-MG — Foto: Marcos Ribolli

Calleri enfrenta a marcação em São Paulo x América-MG — Foto: Marcos Ribolli

Nos primeiros dez minutos, o América-MG chegou pelo menos quatro vezes com perigo. O gol só não saiu por milagre.

A situação começou a melhorar por um acaso: Luan se lesionou e Patrick entrou no seu lugar, aos 28 minutos do primeiro tempo. Com isso, Ceni voltou com a linha de quatro defensores, recolocando Pablo Maia em sua função de primeiro volante.

Foram necessários apenas cinco minutos para o São Paulo mostrar o efeito da mudança. Igor Vinicius recebeu passe na direita, avançou e cruzou na medida para Patrick, que havia acabado de entrar, marcar o gol da vitória.

– O América-MG poderia ter vencido no primeiro tempo até com mais de um gol. Já jogamos bem em primeiros tempos e não vencemos. É importante então vencer mesmo sem jogar bem. Nos últimos quatro jogos, empatamos jogando bem. Num dia em que está mal, é importante corrigir, mas ganhar os três pontos é importante – afirmou Rogério Ceni em entrevista coletiva.

Rogério Ceni em São Paulo x América-MG — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Rogério Ceni em São Paulo x América-MG — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Após o gol, o São Paulo conseguiu controlar o jogo, mas se viu com enormes dificuldades de armar jogadas. A ausência de Igor Gomes, suspenso, foi sentida mais uma vez. A equipe ficou perdida, com pouca criatividade, tanto que Calleri e Luciano praticamente não tocaram na bola.

Mesmo assim, o São Paulo celebra os três pontos como um alento pelos últimos resultados ruins, que poderiam ter colocado a equipe na primeira colocação do Brasileirão.

O desafio de Ceni agora é encontrar possibilidades dentro do elenco diante de tantas lesões e problemas com suspensão. Para quinta-feira, às 16h, diante do Botafogo, por exemplo, ele pode não contar com sete jogadores lesionados: Nikão, Luan, Gabriel Sara, Alisson, Diego Costa, Moreira e Talles Costa.

LEIA TAMBÉM: