Veja como e por que Igor Vinicius desbancou Rafinha nos principais jogos do São Paulo

90

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues

Mudança tática fez lateral-direito crescer no Tricolor e ganhar a condição de titular; Tricolor decide vaga na semifinal da Sul-Americana nesta quarta-feira, contra o Ceará.

A contratação de Rafinha pelo São Paulo para esta temporada tinha como objetivo solucionar de vez problemas na lateral direita e ter o experiente jogador como titular absoluto.

Publicidade

No começo do ano essa cartilha foi seguida. O lado direito deixou de ser um problema, e o jogador era quem mais atuava naquela função, deixando Igor Vinicius no banco de reservas na maioria das ocasiões e, principalmente, nas partidas importantes.

Mas uma alteração tática fez as coisas mudarem. No início de maio, em meio às disputas da Copa do Brasil e do começo do Brasileirão, o técnico Rogério Ceni passou a utilizar um sistema com três zagueiros e as laterais foram afetadas.

Com uma defesa mais congestionada, o treinador precisava dar mais velocidade entre o meio e o ataque, e foi neste momento que Igor Vinicius começou a fazer sombra e ameaçar a condição de titular de Rafinha.

Igor Vinicius em jogo pelo São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Igor Vinicius em jogo pelo São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

O jogo diante do Juventude, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil, foi fundamental para essa reviravolta na lateral direita. Naquela ocasião, Igor Vinicius foi ala direito, anotou um gol e deu uma assistência.

Desde então, Igor Vinicius passou a atuar em todos os jogos mais importantes do São Paulo na temporada, deixando o experiente Rafinha no banco de reservas.

Nos clássicos contra Palmeiras e Corinthians, pelo Brasileirão, ele foi titular. Em todos os duelos pelas oitavas e quartas de final da Copa do Brasil, Igor Vinicius atuou nos 90 minutos.

No confronto desta quarta-feira, diante do Ceará, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana, fora de casa, o lateral terá mais uma oportunidade de ser titular. Rafinha não viajou para Fortaleza por conta de uma lesão na coxa.

Rogério Ceni e Igor Vinicius em jogo do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Rogério Ceni e Igor Vinicius em jogo do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

No banco de reservas Rogério Ceni terá Moreira à disposição para a função. O garoto revelado nas categorias de base também recebeu algumas oportunidades na temporada e tem a confiança do treinador.

O São Paulo abriu uma vantagem de 1 a 0 no jogo de ida e pode empatar que ainda assim garante a vaga nas semifinais. Derrota por um gol de diferença leva o confronto para os pênaltis.

LEIA TAMBÉM: