Rafinha engata sequência pelo São Paulo e se credencia a ser titular na final da Sul-Americana

119

GloboEsporte

José Edgar de Matos

Lateral acumula números de destaque na Série A e pode começar jogando diante do Del Valle.

O veterano Rafinha abre a semana de treinamentos no São Paulo como candidato a titular na final da Copa Sul-Americana . A participação do camisa 13 no Brasileirão, com números representativos, reforça a opção de Rogério Ceni pelo atleta, que ganhou espaço nas últimas semanas.

Publicidade

Titular nos últimos dois jogos, Rafinha disputa com Igor Vinicius a vaga na posição de lateral-direito. A diferença de característica para o colega, contudo, credencia o experiente jogador de 37 anos a começar a partida contra o Independiente del Valle, no sábado, às 17h (de Brasília).

Mais defensivo e construtor na comparação com Igor Vinicius, Rafinha ajuda na saída de bola e na sustentação aos pontas rivais, enquanto o colega é uma opção de velocidade e teve momentos de destaque também como ala na temporada.

A dúvida será solucionada nos últimos dias de preparação e anunciada uma hora antes da partida em Córdoba, na Argentina.

Rafinha pode ser titular do São Paulo na final — Foto: São Paulo FC

Rafinha pode ser titular do São Paulo na final — Foto: São Paulo FC

Nos 24 jogos que disputou no Brasileirão, Rafinha lidera como jogador com mais passes, com 1192. O veterano ainda é o segundo em viradas de jogo (13), apenas atrás de Diego Costa (16), e o terceiro com mais lançamentos (39), atrás de Jandrei e Diego Costa.

Defensivamente, Rafinha corresponde nos desarmes, sendo o segundo do time, com 34, apenas atrás de Patrick (35). Todos os números citados nesta reportagem têm como fonte o Footstats.

Lateral de 37 anos começou os últimos dois jogos do São Paulo como titular — Foto: Marcos Ribolli

Lateral de 37 anos começou os últimos dois jogos do São Paulo como titular — Foto: Marcos Ribolli

Rafinha tem agradado a comissão técnica do São Paulo também pelo comportamento fora do gramado. Rapidamente, tornou-se um dos líderes do elenco comandado por Rogério Ceni.

Há confiança de que o veterano renove o contrato, que tem validade até o fim do ano, e permaneça para 2023.

O camisa 13 ainda tem um gatilho de renovação automática por um ano: o ala precisa atuar pelo menos 45 minutos em oito dos 11 jogos restantes do São Paulo na temporada.

LEIA TAMBÉM: