Análise: virada em Minas dá sentido a fim de ano do São Paulo

76

GloboEsporte

Leonardo Lourenço 

Tricolor bate o América-MG e se coloca como candidato a vaga na Libertadores de 2023.

O ano ainda não acabou para o São Paulo.

Publicidade

A vitória por 2 a 1 sobre o América-MG, na última quinta, em Belo Horizonte, com um gol arrancado quase a força no fim da partida, deu sentido à reta final da temporada tricolor.

O resultado deixou o São Paulo, com 40 pontos, a dois pontos justamente do América-MG, o oitavo colocado no Brasileiro – e com um jogo a menos.

A oitava posição é o alvo tricolor nesse momento. Desde o início do ano, a conquista de uma vaga para a Libertadores era a missão de Rogério Ceni, realista na dificuldade de vencer um título com o time – e é provável que os oito primeiros do Brasileiro tenham lugar na competição, ano que vem.

Alisson comemora em América-MG x São Paulo — Foto: Alessandra Torres/AGIF

Alisson comemora em América-MG x São Paulo — Foto: Alessandra Torres/AGIF

Os torcedores se iludiram com as Copas do Brasil e Sul-Americana, que classificam os campeões para o principal torneio do campeonato.

Na Copa do Brasil, a eliminação para o Flamengo na semifinal foi digerida com facilidade, pelo favoritismo dos cariocas. A Sul-Americana frustrou.

A derrota para o Independiente del Valle, no último sábado, esfarelou as expectativas de torcedores, atletas, comissão técnica e diretoria, todos confiantes no título.

Havia o temor de que o revés em Córdoba tivesse consequências negativas na sequência do time, mas não foi o que se viu em Belo Horizonte.

O São Paulo fez boa partida contra o América-MG, especialmente no segundo tempo.

As primeiras impressões foram ruins: Felipe Alves falhou em chute de longe de Aloísio e tomou o gol.

Abre-se aqui um parêntese: ao São Paulo é urgente resolver seus problemas com goleiros. A posição, ironicamente aquela em que Rogério Ceni se tornou uma lenda no clube, precisa se tornar prioridade para 2023, visto que não há segurança em nenhum dos três atletas que jogam sob as traves, Felipe Alves, Jandrei e Thiago Couto.

Falta dinheiro para reforçar a posição, mas as trapalhadas da diretoria na busca por goleiros na temporada não podem ser minimizadas.

Fecha-se o parêntese.

Felipe Alves falhou em América-MG x São Paulo — Foto: Gilson Junio/AGIF

Felipe Alves falhou em América-MG x São Paulo — Foto: Gilson Junio/AGIF

Calleri empatou ainda no primeiro tempo, numa boa trama com Luciano e Rodrigo Nestor.

No segundo tempo, o São Paulo melhorou e criou chances para virar. Miranda perdeu uma absolutamente incrível, a meio metro do gol, ao chutar forte e ver Cavichioli defender com o pé.

A virada só veio aos 45 minutos, num gol de cabeça de Alisson dentro da área. Foi merecido.

A vitória mantém o São Paulo com um objetivo no Brasileiro.

Melhores momentos: América-MG 1 x 2 São Paulo, pela 30ª rodada do Brasileirão 2022

No campeonato, é provável que até o oitavo colocado consiga uma vaga na Libertadores, já que Corinthians, Flamengo e Athletico-PR jogam finais de Copa do Brasil e Libertadores, o que deve ampliar o número de classificados pelo torneio nacional.

Uma derrota em Minas deixaria o São Paulo a oito pontos do América-MG, com nove jogos a fazer, o que tornaria a missão quase impossível.

Agora, perto do grupo de cima, a equipe de Ceni tem a chance de terminar o ano com um prêmio de consolação.

A disputa envolve, hoje, pelo menos sete clubes – o Goiás, 13º colocado, tem 38 pontos, a quatro do oitavo.

No domingo, o São Paulo terá um confronto direto, no Morumbi. Recebe o Botafogo, nono, que também tem 40 pontos.

LEIA TAMBÉM: