São Paulo vive rotina de mudanças e tem só sete jogadores em seu elenco há mais de três anos

122

Gestão de Julio Casares já contratou 30 atletas no total e deve reforçar mais o plantel em breve

O elenco do São Paulo tem apenas sete jogadores que estão entre os profissionais há mais de três anos, período que coincide com a troca da gestão de Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, pela do presidente atual, Júlio Casares.

Dessa lista, quatro são da base: Diego Costa, Luan, Rodrigo Nestor e Welington. Além deles, há Arboleda, o mais longevo (chegou em 2017), Igor Vinícius (contratado em 2018) e Luciano (de 2020).

Rodrigo Nestor, apesar da juventude, é um dos atletas mais longevos do elenco — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Há, também, o caso de Juan: o atacante estreou nos profissionais em 2019, num jogo contra o CSA, pelo Brasileiro, em que o técnico Fernando Diniz utilizou atletas da base. No ano seguinte, porém, voltou ao sub-20 e só foi promovido no fim de 2021.

Publicidade

Desde que assumiu, em janeiro de 2021, Casares já contratou 30 jogadores para o São Paulo – nove chegaram no começo da atual temporada. Seu antecessor fez aposta semelhante: foram 60 atletas em cinco anos da gestão de Leco.

O número de contratações da atual gestão deve aumentar em breve, já que há pressão para a chegada de mais reforços antes do Brasileiro. O lateral-direito Raí Ramos, do Ituano, está próximo de acertar contrato com o clube.

Julio Casares, presidente do São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

A eliminação precoce no Paulista, nas quartas de final, e a série de lesões no elenco fazem a diretoria se movimentar em busca de jogadores até o dia 4 de abril, quando fecha a janela de transferências – com pouco dinheiro, o clube tende a apostar em destaques dos torneios estaduais.

Há carências na zaga, nas duas laterais e no ataque, principalmente.

Desde 2021, 48 jogadores deixaram o São Paulo – 11 deles contratados por Casares, outros 37 herdados pela atual gestão.

Só no final do ano passado, após uma temporada frustrante em que perdeu duas finais e não conseguiu classificação para a Libertadores, o São Paulo negociou 12 atletas – Reinaldo, Eder, Miranda, Patrick, Nikão, Bustos, Léo, Luizão, Colorado, Marcos Guilherme, Thiago Couto e Igor Gomes.

Fonte: Globo Esporte